2° Seminário de Educação Infantil

Dezenas de pessoas compareceram ao evento que promoveu a discussão sobre a educação infantil

15 de agosto de 2012

O Conselho Municipal de Educação de Angra dos Reis, com o apoio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, organizou o II Seminário de Educação Infantil: Vivências e Perspectivas na Diversidade, que foi realizado na quarta-feira, 15, no Iate Clube Aquidabã, com a presença de gestores da rede de ensino. Participaram do seminário, representantes das cidades da região Sul Fluminense como: Paraty, Seropédica, Mangaratiba, Resende, Itaguaí, São João de Meriti e Maricá. À mesa de cerimônia, a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Rita Salomão, representando o prefeito Tuca Jordão, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Eliana Cavalieri Duarte, a consultora da Coedi/SEB/MEC para a Proinfância, Maria de Fátima Simas Malheiro, além de representantes da UFF e da comissão de Educação da Câmara Municipal de Angra dos Reis.


O intuito do seminário é contribuir com a formação de conselheiros municipais e gestores escolares que oferecem a educação infantil no município.


-Nosso entendimento é que, ao enfrentar este desafio, podemos afirmar as potencialidades da educação infantil e consolidar sua identidade de primeira etapa da Educação Básica ou, de outro lado, minimizar as desigualdades de acesso e qualidade do atendimento- ressaltou Eliana Cavalieri Duarte, presidente do Conselho Municipal de Educação.


A secretária Rita Salomão lembrou que o País tem 4 milhões de pessoas de 4 a 17 anos fora da escola, entre outras estatísticas, ela ressaltou que 15%, crianças com 8 anos, não são alfabetizadas.


-A preocupação do prefeito Tuca Jordão é a de investir na escola básica. A educação das crianças tem prioridade. Temos muitas ações realizadas neste sentido. A educação infantil é um grande desafio. Estamos revendo as propostas pedagógicas e investindo em estruturas físicas, buscando programas que ofereçam uma educação de primeira para as nossas crianças- ressaltou Rita Salomão.


A consultora do MEC, Maria de Fátima, lembrou sobre a importância da parceria para melhor fazer a política pública de educação infantil.


-É um direito da criança brasileira receber uma educação com qualidade. Não só o espaço físico é importante, temos também que revisar as propostas pedagógicas. Só com o esforço de muitos princípios é que vamos mudar este patamar que vemos hoje no País- frisou a consultora, se referindo a um índice alarmante de crianças e adolescentes fora das escolas.


Durante o seminário foram realizadas: apresentação cultural (1º Polo Musical Educacional Yumi Imanishi Faraci, pela coordenadora Carmem Lúcia dos Santos Calheiro); palestras com a profª Rita de Cássia da Cunha Salomão Barroso – SECT; com a profª Luciana Requião – UFF; com a profª Dayse Serra  - PUC e com a profª Daniela Guimarães – PUC; apresentação cultural (Colégio Jean Piaget); oficina de música; Avaliação e encerramento.