Angra dos Reis tem o melhor desempenho em alfabetização da Costa Verde

Município superou médias nacional e estadual, e alcançou a meta de 2024 com avanço de 6,67%, em comparação ao ano anterior

15 de julho de 2025

Angra dos Reis conquistou o melhor resultado em alfabetização entre os municípios da Costa Verde, de acordo com os dados da Avaliação Alfabetiza-RJ, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), coordenado pelo Ministério da Educação. O município avançou de 57,0% dos alunos alfabetizados em 2023 para 60,8% em 2024, superando tanto a média nacional (59%) quanto a do estado do Rio de Janeiro (55%).

O crescimento de 6,67% no percentual de crianças alfabetizadas fez com que Angra cumprisse a meta para 2024, que era de 60,8%, e liderasse o resultado da região, diante dos demais municípios da Costa Verde.

O desempenho é reflexo do investimento e das políticas adotadas pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), que tem atuado na busca por melhores resultados, se consolidando como uma educação pública de qualidade e referência.

O desenvolvimento da leitura e da escrita contribuiu, essencialmente, para esses avanços. O tópico recebe atenção especial em todas as etapas da educação básica, de acordo com diretrizes estabelecidas pelo Documento Orientador Curricular.

As salas de leitura, disponíveis em todas as unidades de ensino, e os cantinhos da leitura – nas salas de aula da educação infantil etapa pré-escola, e do 1º e 2º anos – estimulam o acesso aos livros, promovendo o contato com diversos gêneros literários, momentos prazerosos no ambiente escolar, e o gosto e a curiosidade pela leitura.

Ainda nessa perspectiva, as ações relacionadas ao desenvolvimento da leitura ganham destaque com a Avaliação de Fluência Leitora, realizada duas vezes ao ano com estudantes do 2º ao 5º ano de toda a rede de ensino. Com o diagnóstico do nível de leitura em que os estudantes se encontram, a Secretaria de Educação e as Equipes Gestoras das unidades de ensino planejam estratégias para o aprimoramento dos processos de ensino aprendizagem.

Em outra linha de ação, Angra esteve pelo segundo ano consecutivo na Bienal do Livro Rio, e foi o único município do interior do estado com estande próprio no evento, levando mais de 3.700 alunos e 1.600 profissionais da educação ao maior festival literário do país, com investimento de R$ 4 milhões. A ação promoveu o acesso democrático à literatura e o incentivo à leitura, essencial como estratégia de alfabetização.

Além das iniciativas relacionadas ao incentivo à leitura e à escrita, a Prefeitura de Angra lançou o Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa (PAAIC), que procura assegurar a alfabetização de todos os alunos até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Contempla ações em três eixos: gestão escolar eficiente, infraestrutura com suporte pedagógico e avaliação contínua das aprendizagens. Cerca de 4.300 estudantes do 1º e 2º ano são beneficiados com material didático adequado, e os professores recebem acompanhamento pedagógico e especializações para aprimorar o resultado.

— A prefeitura está colhendo os frutos de investir em planejamento, metodologias inovadoras e políticas públicas focadas no desenvolvimento das habilidades dos alunos. A educação de Angra aposta em escolas revitalizadas, professores valorizados e programas pedagógicos que fazem a diferença. O resultado disso é a melhora significativa no percentual de alfabetização da rede — destacou Paulo Fortunato, secretário de Educação.