Síndrome do Ninho Vazio
Palestra ministrada em Jacuecanga fala sobre um mal que pode atingir as mães na terceira idade

Nesta quinta-feira, 15 de março, mais de 60 pessoas assistiram a uma palestra sobre a Síndrome do Ninho Vazio, que aconteceu no Ciep Charles Dickens, em Jacuecanga, e foi organizada pela Secretaria de Ação Social em homenagem ao Dia Internacional da Mulher – comemorado no dia 8 de março.
#br#Segundo a psicóloga Jamily Trindade dos Anjos, que ministrou a palestra, a síndrome é um mal que ocorre quando os filhos deixam o lar, gerando sofrimento para os que ficam – principalmente às mães. A síndrome do ninho vazio não é considerada uma doença física, nem psíquica, é uma doença das emoções. Caracterizada por uma dor simbólica, pela presença viva da ausência. É um vazio concreto que ficou no lugar onde outrora era ocupado pelos filhos.
#br#Os sintomas da síndrome incluem tristeza profunda, sensação de inutilidade e sentimento de nostalgia, mas existem sinais que diferem a doença de quadros parecidos. “O problema só é considerado síndrome quando isso atrapalha a qualidade de vida da mãe, quando ela não consegue direcionar a energia para outras questões”, explicou a psicóloga.
#br#Jamily Trindade também apontou, com relação ao tratamento, a importância de detectar a síndrome. “É necessário que o idoso identifique os sintomas da síndrome, pois ela pode ser confundida com uma simples saudade, para então, procurar ajuda de profissionais e também estreitar a convivência com os amigos e parentes. Sendo terapêutico a participação em grupos de convivência social.