Escola na Sapinhatuba 3

Prefeito cumpre compromisso assumido com moradores e assina o início imediato das obras

14 de agosto de 2012
Após mais de uma década de espera, moradores da Sapinhatuba 3 se reuniram para ver o sonho da construção de uma escola no bairro começar a virar realidade. O prefeito Tuca Jordão foi à comunidade na segunda-feira, dia 13, para assinar a ordem de serviço que dá início às obras. Os moradores compareceram em peso, com muitas mulheres e crianças. A cerimônia foi realizada no terreno onde a unidade de ensino será construída, na rua João Bispo.

Tuca elogiou os moradores do bairro por se mobilizarem na reivindicação de uma escola para a localidade. O prefeito relembrou que recebeu os representantes da comunidade no Salão Nobre da prefeitura no ano passado, e, desde aquela reunião, comprometeu-se a construir a escola caso o terreno disponível não fosse considerado de risco no mapeamento geológico e geotécnico feito pelo Coppe/UFRJ. Já havia um projeto para a construção da escola, iniciado no primeiro ano de sua gestão, mas que estava suspenso devido à proibição das obras em morros, medida de proteção adotada após os deslizamentos ocorridos no início de 2010.

- Há 12 anos a comunidade briga por essa escola, e eu tenho orgulho de dizer que assumi esse compromisso e cumpri - afirmou Tuca. - Nosso governo trata todo mundo igual, e essa escola vai sair no padrão das grandes escolas que entregamos, no padrão Tuca Jordão - disse o prefeito.

O terreno tem 632m. A escola terá 542m divididos em dois pavimentos. De acordo com a Secretaria de Obras da prefeitura, a estrutura será fortificada, possibilitando a construção de um terceiro pavimento, caso, futuramente, haja a necessidade de ampliação. A obra, que se inicia imediatamente após a ordem de serviço, ficará pronta em 2013 e seu valor está orçado em aproximadamente R$ 1,2 milhão.

A escola terá capacidade para cerca de 220 crianças. Serão alunos do ensino fundamental, de seis a dez anos. Além das salas de aula, a unidade terá biblioteca, sala de professores, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, refeitório e área de lazer.

- É um sonho de muitos anos, e hoje estamos dando início à realização deste sonho - resumiu Norma Sueli, moradora da localidade, que lembrou os tempos em que precisava levar seu filho para a Sapinhatuba 2, bairro onde fica a escola mais próxima.

Tuca posou para várias fotos junto com os moradores, principalmente com as crianças. O encontro contou ainda com os secretários da prefeitura, incluindo o de Obras, Vingle Martins, e a de Educação, Rita Salomão. As crianças puderam brincar na cama elástica e na mesa de pingue-pongue montadas no local, mostrando que a noite era de festa e alegria, e encerraram a cerimônia com uma apresentação musical.