Prefeito participa de reunião da Secretaria de Educação sobre planejamento para 2025

No encontro foram abordados os principais avanços de 2021 a 2024 e uma visão geral do planejamento estratégico para esse ano

14 de janeiro de 2025

Na manhã desta terça-feira (14), o prefeito Cláudio Ferreti visitou a sede da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN) da Prefeitura de Angra dos Reis, localizada no Centro. A visita incluiu uma reunião com a equipe técnica da secretaria, que apresentou as principais ações e conquistas alcançadas entre 2021 e 2024 e uma visão geral do planejamento estratégico para 2025.

- Foi fundamental acompanhar tudo o que realizamos nos últimos quatro anos e o que planejamos implantar daqui para frente, sempre com foco no que é mais importante: dar oportunidades às pessoas. Diversas políticas públicas da SEJIN têm esse objetivo como princípio fundamental, e isso me deixa muito satisfeito e orgulhoso dessa equipe - comentou o prefeito Cláudio Ferreti.

Destaques da apresentação

Durante a apresentação, foram destacados avanços significativos na ampliação das unidades de ensino e na oferta de escolas em tempo integral, medidas que têm contribuído para melhorar o acesso à educação e promover a formação integral dos estudantes. Também foram evidenciadas as expansões nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), com um aumento expressivo no número de matrículas, especialmente nas etapas de creche e pré-escola.

No campo da inclusão, foi destacado o incremento no atendimento especializado para alunos com transtorno do espectro autista, além do grande aumento nas convocações de profissionais fundamentais para o suporte educacional, como inspetores, monitores de educação especial, docentes das categorias I e II e berçaristas.

Outro ponto relevante abordado foi o investimento na formação e valorização dos profissionais da educação. Entre 2021 e 2024, a SEJIN intensificou ações de capacitação e implementou políticas de incentivo, como o abono salarial do Pacto pela Educação, reforçando o reconhecimento e a motivação dos educadores.

Avanços na infraestrutura e nos serviços escolares também foram apresentados. Destaque para as melhorias na merenda escolar, a revitalização e manutenção das escolas por meio do Programa Revitaliza Escola e o sucesso do Programa Cartão Educação, que possibilita a compra de materiais escolares e uniformes, entrando em seu quarto ano de funcionamento em 2025.

Os resultados educacionais alcançados foram evidenciados pela evolução de indicadores como o Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pelo monitoramento contínuo da aprendizagem por meio do Programa Avaliar e pelo reconhecimento com o Selo Ouro de Alfabetização do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA).

Parcerias estratégicas também foram mencionadas, como o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), em colaboração com o Sebrae. A iniciativa, implementada em escolas como a Escola Municipal Coronel João Pedro de Almeida, no Camorim Grande, e a Escola Municipal Frei João Moreira, na Enseada, será ampliada para outras unidades. Essas ações, aliadas à gestão orientada para resultados educacionais, incluem programas como o Simuladão do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Escola de Pais e políticas intersetoriais, promovendo um ambiente educacional mais integrado, inclusivo e eficiente.

Por fim, foram mencionados a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação de Angra dos Reis (IDEAR), a composição das equipes escolares com 100% de professores concursados e a destinação de um terço da carga horária dos docentes para planejamento pedagógico, iniciativas que reforçam o compromisso com a qualidade da educação e o desenvolvimento profissional.

Planejamento para 2025

A apresentação também mostrou que o planejamento da SEJIN para 2025, que está estruturado em quatro eixos estratégicos fundamentais: pedagogia, infraestrutura, tecnologia e capital humano e intelectual.

- Essas áreas foram definidas para fortalecer o sistema educacional do município, promovendo uma educação mais inclusiva, eficiente e alinhada às demandas atuais. Estamos empenhados em criar um ambiente educacional que atenda às necessidades de todos os estudantes, garantindo o acesso à escola, sua permanência e um aprendizado de qualidade - declarou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.

No eixo pedagógico, o foco está na gestão para resultados educacionais e na promoção de uma educação inclusiva, com ações voltadas para garantir o pleno aprendizado dos estudantes. Iniciativas como o monitoramento contínuo da aprendizagem e programas de melhoria da qualidade do ensino em todas as etapas educacionais são prioridades.

Em infraestrutura, o planejamento prevê a continuação dos investimentos na qualidade das instalações, equipamentos e recursos. As metas incluem a modernização de mais escolas, a ampliação de unidades educacionais e a criação de ambientes mais acolhedores e funcionais, assegurando condições adequadas para o processo de ensino e aprendizagem.

No campo da tecnologia, o eixo aborda a inclusão digital e o uso de tecnologias de comunicação e informação como ferramentas pedagógicas e administrativas. O município planeja investir em equipamentos, softwares educacionais e capacitação dos profissionais, promovendo a integração dessas ferramentas no cotidiano escolar.

O capital humano e intelectual está direcionado ao desenvolvimento e valorização dos profissionais da educação. A formação contínua, o incentivo à carreira e a oferta de melhores condições de trabalho refletem o compromisso em reconhecer o papel central dos educadores na transformação do sistema educacional.