Cruzeiros iniciam paradas em Angra

Transatlânticos devem trazer 150 mil visitantes até março de 2013

13 de novembro de 2012
A temporada dos transatlânticos em Angra dos Reis está aberta. Serão 74 viagens até março de 2013, sendo 61 na Ilha Grande e 13 no continente. Estão sendo esperadas mais de 150 mil pessoas neste período. Na segunda-feira, 12, o MSC Magnífica aportou na Vila do Abraão trazendo a bordo 2.116 passageiros de diversas nacionalidades. Desses, 1.000 são brasileiros, e o restante está dividido entre italianos, alemães, portugueses, espanhóis, asiáticos, entre outros.
Essa é a primeira vez que a embarcação para na Baía da Ilha Grande. O transatlântico saiu de Gênova, na Itália, e passou por Málaga, Portugal, Tenerife, Recife, Salvador e Rio de Janeiro antes de parar na Ilha Grande. Na quarta-feira, 14, ele retornará à Vila do Abraão, vindo de Santos e Ilha Bela.
O presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Hique Carloni, a gerente de Projetos da fundação, Amanda Salazar, o presidente do Angra Convention Bureau, Gino Zamponi, e os representantes da Resa Mundi, operadora de serviços turísticos, Daisy e Flavio Bersot, estiveram, a convite do comando da embarcação, visitando suas dependências.
O gerente do Departamento de Operações das MSC, Marco Cardoso, e a representante do comandante, Cristina Upla, entregaram ao presidente da TurisAngra uma placa comemorativa pela passagem do MSC Magnífica pela primeira vez em Angra. O presidente da TurisAngra retribuiu a gentileza, oferecendo aos anfitriões um kit com folheteria e brindes.
-Nós estamos felizes pela receptividade das pessoas daqui aos nossos hóspedes - agradeceu o gerente do MSC, Marco Cardoso, que teve suas palavras complementadas por Cristina Upla, "a Ilha Grande está nos roteiros de 2013 e 2014. Será uma temporada de sucesso para esta parceria", disse.
Os transatlânticos que fazem escalas em Angra dos Reis têm destinos nacionais e internacionais. Além da MSC, as embarcações de diversas companhias deixam os turistas, tanto na Vila do Abraão como no continente. São italianos, franceses, alemães, espanhóis, ingleses e, principalmente, brasileiros que apostam no turismo náutico como forma de lazer e entretenimento.
-É um período bastante propício para alavancar o movimento no município. Angra dos Reis com suas belezas infinitas atraem os turistas naturalmente, mas os transatlânticos engrossam essa perspectiva, trazendo milhares de pessoas para os destinos turísticos - disse Hique Carloni.
Na Vila do Abraão, os comerciantes investem no receptivo. As embarcações saem lotadas com os turistas que são deixados na vila por meio de tenders - barco de apoio aos transatlânticos. Eles saem em passeios turísticos para conhecer a Ilha Grande em saveiros, escunas e lanchas. Os restaurantes oferecem música ao vivo, além de um cardápio variado com produtos da região. As lojas de lembranças também faturam com a venda de artesanato e produtos locais.
- Durante a temporada recebemos, em média, 150 mil pessoas. Eles gastam em torno de R$180,00 cada um. É um turismo que movimenta milhares de reais, alavancando a economia angrense - disse Amanda Salazar.