Premiação do XV Concurso de Contos Alípio Mendes
Os angrenses tiveram participação expressiva, com boas colocações

A prefeitura, através da Cultuar, apoiou o XV Concurso de Contos Alípio Mendes, aberto a escritores de todo o país, recebendo 118 inscrições. A cerimônia da premiação será na sexta-feira, 14, no Teatro Municipal Dr. Câmara Torres, às 19h e contará ainda com a apresentação musical do compositor, flautista e cantor PC Castilho, que canta e toca suas criações sonoras, registradas no elogiado álbum duplo #39;Vento leste#39;. PC Castilho traz a brasilidade rítmica e criativa em bela roupagem harmônica num show com músicas instrumentais e cantadas, muito bem acompanhado pelo violonista Marcílio Figueiró.
Após avaliação da Comissão Julgadora, foram classificados 12 contos, dos quais os cinco melhores, serão publicados na Revista do Ateneu de setembro, a ser distribuída na solenidade. Os angrenses tiveram participação expressiva, com destaque para Alberto Moby Ribeiro da Silva, que ficou em segundo lugar, Benedito Paulo Corrêa e Luciana Conde Rodrigues Maia. O concurso, mais uma vez, foi apoiado pela Fundação Municipal de Cultura (Cultuar) e Transpetro.
O Concurso de Contos Alípio Mendes foi criado para valorizar a memória desse ilustre angrense, um dos fundadores do Ateneu Angrense de Letras e Artes e que se destacou no cenário cultural ao se dedicar ao estudo de fatos e de personagens da história do município com competência e dedicação. Seu livro mais conhecido é “Ouro, incenso e mirra”, um compêndio dos principais episódios da história de Angra dos Reis, reeditado com patrocínio da Eletronuclear.
Alípio Mendes nasceu aos 9 de setembro de 1921 e nos deixou na marcante data de 6 de janeiro de 1998, quando eram comemorados 496 anos da passagem dos portugueses por este paraíso natural denominado Angra dos Reis.