Ação social realiza mais de 250 atendimentos no Parque Mambucaba

Parceria entre Prefeitura, Defensoria Pública e Detran ofereceu orientação jurídica e acesso à segunda via de documentos

13 de abril de 2025

Uma grande ação social foi realizada no CIEP 495 Alberto da Veiga Guignard, no Parque Mambucaba, no sábado (12), por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Angra dos Reis, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro - através do 9º Núcleo Regional de Tutela Coletiva - e o Detran.

— Nós, da Defensoria Pública, estivemos no Parque Mambucaba para atender a população atingida pela enchente. Estivemos junto com o Detran e o município para oferecer orientação jurídica e acesso à documentação — explicou o defensor público André Lopes.

Ao todo, foram realizados 296 atendimentos, das 9h às 15h. Entre os serviços oferecidos estavam a emissão da 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, além do agendamento para a 2ª via da carteira de identidade, assessoria jurídica e acesso a processos.

— Eu vim aproveitar porque perdi meus documentos com essa enchente. Consegui a certidão de divórcio, que é muito difícil de obter e também custa caro - contou a operadora de caixa Derlange Moraes.

Toda a estrutura para os atendimentos foi montada pela Prefeitura de Angra, por meio das secretarias do Parque Mambucaba e de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, com foco em garantir a cidadania da população local.

— Essa ação é muito importante para ajudar nossa comunidade a se reerguer. Muitas pessoas perderam seus documentos na enchente, e garantir o acesso à segunda via é um passo importante para que possam retomar sua rotina com dignidade e exercer plenamente sua cidadania — destacou o secretário-executivo do Parque Mambucaba, Heraldo França.