Saúde emocional feminina em pauta
Controlar as emoções e ter qualidade de vida foram os temas abordados na palestra

O dia 13 de março foi, literalmente, cheio de emoções, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Nova Angra. Na parte da manhã, 9h, as usuárias do Cras tiveram uma palestra cujo tema foi Saúde Emocional.
A psicóloga e coordenadora do Projovem, Jamili Trindade dos Anjos, palestrou sobre a importância de saber lidar com as emoções. Ministrada a partir da Teoria Cognitiva Comportamental (TCC), onde o objetivo é compartilhar conhecimento, a palestra ajuda a desenvolver uma inteligência emocional, levando razão às emoções (felicidade, tristeza, raiva, medo, amor, etc). “O importante é fazer com que desenvolvam as suas emoções para trabalhar em benefício próprio, sem que as mesmas dirijam o seu comportamento”.
No início da apresentação, alunas dos cursos de capoeira, ginástica, pintura, artesanatos e bordados, oferecidos pelo Cras, falaram um pouco da importância de estar ali, a ocupação e a dedicação dos professores e coordenadores foram as qualidades mais destacadas.
Cerca de 30 mulheres assistiram à palestra, onde a qualidade de vida depende do autocontrole emocional. A psicóloga destacou ainda, que as mulheres se emocionam o tempo todo, é físico, hormonal e instintivo. A tomada de decisões, ajustes de limites e a comunicação, são valiosas fontes de informação. As mulheres que não desenvolvem essa autoadministração acabam não conseguindo lidar com certas situações e, as vezes, contraem doenças psicosomáticas e físicas.
- Ser emocionalmente inteligente significa ter autoconsciência, autocontrole, motivação, empatia, facilidade nos relacionamentos – completou Jamili.
Até o final do mês as palestras continuam, confira
14/03 – 9h30
Cras Bracuí – Rua Três Amigos, 4, Bracuí
Tema: Saúde Emocional
15/03 – 9h
Cras Belém – Rua São Pedro, S/Nº, Belém
Tema: Saúde emocional
15/03 – 14h
Ciep Charles Dickens – Rua Doce Angra, S/Nº - Village
Tema: Aspectos emocionais da Síndrome do Ninho Vazio (voltado para a terceira idade)
22/03 – 16h
Casa Larangeira – Praça Zumbi dos Palmares
Tema: Lei Maria da Penha
23/03 – 14h
Centro de Inteligência do Monte Castelo – Rua 15, S/Nº, Monte Castelo
Tema: Saúde emocional
26/03 – 10h
Cras Monsuaba – Rua Manoela Souza Lima, 248, Monsuaba
Tema: Saúde emocional
28/03 – 14h
Cras Frade – Rua Paulo Sodré Nóbrega, 115, Frade
Tema: Saúde emocional
29/03 – 9h30
Cras Campo Belo – Rua das Margaridas, 21, Campo Belo
Tema: Saúde emocional.
30/03 - Encerramento
Casa Larangeira, 16h
Apresentações culturais e palestras (tema: Uma maravilha, tu és mulher).