Angra terá Unidade de Tratamento de Resíduos

O espaço vai funcionar no Ariró e projeto incluirá uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis

13 de fevereiro de 2025

Angra dos Reis ganhará, em breve, sua primeira Unidade de Tratamento de Resíduos, fruto da parceria público-privada (PPP) firmada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional / Secretaria Executiva de Serviço Público, e a Angra Meio Ambiente (AMA).  O espaço vai funcionar no bairro do Ariró.

Nesta quarta-feira (12), começaram a chegar partes da estrutura metálica que servirá como base para o espaço onde vai funcionar a unidade. A previsão é de que ela entre em operação até junho deste ano. Outro galpão será erguido no terreno ao lado para abrigar a cooperativa que vai trabalhar na triagem do material.

Ao entrar em operação, a unidade de tratamento vai receber, tratar e destinar todos os resíduos obtidos por meio da coleta de lixo normal. Isso vai gerar um grande impacto positivo para o meio ambiente, reduzindo o volume de material que vai para o aterro sanitário e evitando a possibilidade de contaminação do solo, da água e do ar.

O projeto envolve ainda a questão socioambiental com a formação de uma cooperativa de catadores, proporcionando a eles uma estrutura adequada para trabalhar e consequentemente uma renda, já que todo o valor obtido com a venda dos recicláveis será dividido entre os cooperativistas. Quem se interessar em participar pode obter mais informações por meio do telefone 24 3364- 9700.