Defesa Civil monitora chuvas em Angra

Agora há pouco foi enviado um SMS de evacuação para o Morro da Boa Vista, no Parque Mambucaba, devido ao grande volume de chuva

13 de fevereiro de 2019
Embora venha chovendo forte em alguns bairros desde ontem, em Angra dos Reis não há registros de alagamentos de residências, nem deslizamentos, quedas de árvores e nenhuma das sirenes de alerta e alarme precisou ser acionada até o momento, de acordo com a Defesa Civil Municipal. Mas a Prefeitura, através do órgão, segue em estado de alerta e emitiu agora há pouco um alarme de evacuação, por mensagem de texto, para o Morro da Boa Vista, no Parque Mambucaba, devido ao alto índice pluviométrico no local. Um ponto de apoio foi aberto na Escola Municipal Frei Bernardo,
A maior preocupação no momento não é a chuva e sim a saturação do solo. Com o solo encharcado, aumenta o risco de deslizamentos.
A previsão para as próximas horas é de chuva forte, mas a Defesa Civil segue monitorando a situação. O órgão solicita às pessoas que moram em áreas de encostas ou propensas a alagamentos que fiquem atentas aos próximos informes enviados por SMS e ao alarme das sirenes. Em caso de emergência, a população deve ligar para o telefone 199.
Para evitar mais alagamentos, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, através da Secretaria Executiva de Serviço Público, promoveram uma revisão de toda a rede de drenagem de águas pluviais do município, principalmente dos pontos de alagamento.
Para receber os alertas da Defesa Civil no telefone é simples. Basta enviar um SMS para o número 40199 e informar na mensagem de texto o CEP de sua residência.
Ao contrário de outras cidades que decretaram ponto facultativo e cancelaram as aulas, em Angra as escolas municipais funcionam normalmente.