Prefeitura de Angra promove integração entre educação e cultura quilombola
Escola no Quilombo de Santa Rita do Bracuí está sendo construída com métodos sustentáveis e foco na valorização das tradições locais
Em breve, o Quilombo de Santa Rita do Bracuí contará com uma escola que vai além do ensino tradicional: será um espaço voltado também à valorização da história, da cultura e das tradições quilombolas. A nova unidade está sendo construída pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Obras e Habitação, em um terreno de 3.405,33 m², onde antes existia uma antiga ruína.
Com 1.078,78 m² de área construída, o projeto é inovador e utiliza técnicas construtivas sustentáveis. É composto por um prédio principal, um anexo e uma passarela de ligação.
Cerca de 35% da obra já foi concluída. As fundações estão prontas e as lajes de piso em fase final de execução. Paralelamente, estão em andamento a construção da estrutura de madeira e do telhado.
O prédio principal abrigará biblioteca, auditório, sala de informática, setores administrativos, área de convivência e sanitários. Já o anexo contará com cinco salas de aula — com capacidade para 20 alunos cada — além de refeitório, cozinha, pátio coberto e área de serviço.
No projeto, o reúso da água recebe atenção especial, com a adoção de tecnologias sustentáveis de armazenamento. A água da chuva será direcionada para dois tanques, e o excedente será utilizado para os chamados jardins de chuva, espaços verdes no entorno da edificação que infiltram a água e contribuem para a recarga do lençol freático.