Companhia de teatro de Angra é premiada na Fita 2025
Cerimônia realizada na noite de terça, 11, no Rio, anunciou os vencedores da última edição da Festa Internacional de Teatro
Em uma noite de emoção e celebração ao teatro nacional, nesta terça-feira, 11 de novembro, na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de janeiro, foram anunciados os vencedores da 17ª edição da Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (Fita 2025). Formada por atores da cidade, com o apoio da Prefeitura, a Cia Show de Cenas foi premiada na categoria infantil, na Fitinha, com o espetáculo “Era uma vez no Sítio do Pica Pau Amarelo”
Diretora do grupo teatral, Elaine Alves comemorou a conquista ao lado do elenco da peça.
— A FITA é de Angra, nós somos de Angra e representar a cidade nesse festival, com tantos atores renomados e premiados, já é uma vitória. Ganhar, com certeza, é o auge. Foi uma experiência maravilhosa – afirmou Elaine, após receber o prêmio.
Os espetáculos ‘E Vocês, quem São?’ e ‘Rita Lee – Uma Autobiografia Musical’ foram os grandes vencedores da noite, com três troféus para cada um. Presente à cerimônia, o prefeito Claudio Ferreti celebrou a realização da festa na cidade, antes de entregar o prêmio de melhor atriz para Mel Lisboa, protagonista do espetáculo “Rita Lee”.
— Angra dos Reis é muito mais reflexiva, crítica e feliz quando recebe a Fita. Enalteço o trabalho da organização, o João Rabello, idealizador da festa, é um vitorioso. E, com certeza, em 2026, vamos trabalhar forte para fazer a maior e melhor feira de teatro do país. – afirmou Ferreti.
Os atores Diogo Vilela e Osmar Prado foram os homenageados da noite, com prêmios especiais. A secretária de Cultura e Patrimônio de Angra, Marlene Ponciano também ressaltou a importância do evento para a o município.
— É um evento que enaltece a nossa cidade, traz muitos turistas, movimenta a economia, valoriza os nossos artistas e de todo o Brasil. A edição de 2025 ainda premiou a um grupo de Angra. Sem dúvida, uma grande alegria para todos nós.
Presidente da TurisAngra, João Willy entregou ao ator Samuel de Assis o prêmio de melhor espetáculo do júri técnico, por “E vocês, quem são”?. Ele parabenizou os artistas presentes e lembrou a importância da cultura para as pessoas:
— Quando vamos a uma peça, um show, o artista que está ali nos dá vida. Nos faz rir, nos faz chorar, nos faz críticos, nos faz lembrar o quanto a cultura é importante.
A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, também prestigiou a cerimônia. Correalizada pela Prefeitura de Angra, por meio da TurisAngra, a Fita é patrocinada pela Enel Distribuição Rio e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. A edição 2025 reuniu mais de 30 espetáculos teatrais e premiou 12 espetáculos em 18 categorias.
Confira os vencedores:
Melhor espetáculo - E Vocês, Quem São?
Prêmio Especial do Júri - Osmar Prado
Dramaturgia - Mouhamed Harfouch (Meu Remédio)
Direção - Nelson Baskerville (Mary Stuart)
Ator - Samuel de Assis (E Vocês, Quem São?)
Atriz - Mel Lisboa (Rita Lee – Uma Autobiografia Musical)
Ator coadjuvante - Chris Penna (O Bem Amado)
Atriz coadjuvante - Débora Reis (Rita Lee – Uma Autobiografia Musical)
Trilha sonora - Larissa Luz e Os Capoeira, pela direção musical de E Vocês, Quem São?
Cénário - Eric Lenate (Novas Diretrizes em Tempos de Paz)
Figurino - Kelly Siqueira e Mariana Baffa (O Elogio da Loucura)
Iluminação - Wagner Freire (Mary Stuart)
Revelação - Bernardo Coimbra (A.M.I.G.A.S.)
Produção - Marília Milanez (‘O Bem Amado’)
Prêmio de Humor - A Coisa
Categoria especial – Equipe técnica de palco do espetáculo “Ficções”, pelo desempenho integrado à encenação.
Júri popular - Rita Lee
Prêmio Infantil – Fitinha - Era uma Vez no Sítio do Pica Pau Amarelo.