Cidade debaterá atenção aos usuários de drogas
Fórum de políticas públicas será realizado no dia 17

O Conselho Municipal de Entorpecentes de Angra dos Reis (Comen) continua com os debates e apresentação de trabalhos em 2012. No próximo dia 17, de 9h às 12h, realizará mais um encontro, no auditório do Centro de Estudos Ambientais (CEA). Será o Fórum Interinstitucional e Intersetorial de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas. “No mesmo dia, à tarde, faremos a reunião do Comen em sua sede, para tratar da parceria com a fiscalização sanitária municipal, entre outros pontos de nossa pauta”, disse Maria de Betânia Chaves, coordenadora de Tratamento do Conselho.
Um dos assuntos do Fórum será o debate sobre a edição de duas portarias do Ministério da Saúde voltadas para o atendimento de usuários de álcool e outras drogas. O ministério publicou, em janeiro último, as Portarias 121 e 130.
A Portaria 121 do Ministério da Saúde institui a Unidade de Acolhimento para pessoas com “necessidades decorrentes do uso do crack, álcool e outras drogas” no componente de atenção residencial de caráter transitório da Rede de Atenção Psicossocial. Também define a estrutura da unidade em termos de recursos humanos, entre outros fatores, para atingir os objetivos de atendimento. Já a Portaria 130 redefine o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD III) “e os respectivos recursos financeiros”.
O Conselho Municipal de Entorpecentes de Angra dos Reis funciona na rua Pereira Peixoto 102, sala 201, no centro da cidade. Atende também pelo telefone 3365-1229.