Cláudia Ohana e Maria Helena Chira emocionam o público no encerramento da Fita 2025
Espetáculo ‘Parabéns, Senhor Presidente’ encerrou com chave de ouro a programação da festa em Angra que reuniu mais de 30 mil pessoas em 17 dias

A 17ª Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis (Fita) terminou neste domingo, 7 de setembro, com a apresentação da peça ‘Parabéns, Senhor Presidente’, estrelada por Cláudia Ohana, no papel de Maria Callas, e Maria Helena Chira, como Marilyn Monroe. Mesmo sob chuva, o espetáculo lotou a Tenda Enel e emocionou a plateia ao recriar o encontro fictício entre duas das maiores figuras do século XX.
Com direção e texto envolventes, a montagem trouxe à cena um diálogo imaginário entre Callas e Monroe, refletindo sobre fama, solidão, poder e a condição da mulher em meio ao estrelato e às pressões sociais. Entre lembranças, dores e confidências, as personagens revelam ao público um lado humano e vulnerável, longe dos holofotes que marcaram suas trajetórias.
— Foi uma emoção muito grande me apresentar em Angra dos Reis e ver essa tenda lotada. A Fita mostra o quanto a cultura brasileira é valorizada quando temos eventos dessa dimensão. É um privilégio para nós, artistas, viver essa troca com o público e perceber a força que o teatro ainda tem em transformar e aproximar pessoas — declarou Cláudia Ohana.
Além da apresentação na Tenda Enel, o público pôde prestigiar nesse domingo o espetáculo ‘As portas só abrem por dentro’, que encerrou a programação do festival no Centro Cultural Theophilo Massad (CCTM).
Mais de 30 mil pessoas em 32 peças
A edição de 2025 da Fita se destacou pela diversidade de gêneros e estilos, trazendo desde clássicos da dramaturgia brasileira até montagens internacionais inéditas no país. Durante a programação de 17 dias, a Tenda Enel recebeu mais de 30 mil pessoas em 32 peças, que também puderam acompanhar debates, oficinas e atividades formativas.
— Com esse encerramento marcante, a Fita 2025 deixa em Angra dos Reis o legado de mais uma edição de grandes encontros, trocas culturais e fortalecimento do teatro como instrumento de transformação e diálogo social. A Prefeitura de Angra sempre será parceira de eventos que engrandecem a nossa cultura — destacou o prefeito Cláudio Ferreti.
O festival foi realizado com patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e contou com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da TurisAngra.
— Eu quero agradecer em especial o apoio da Prefeitura. É uma satisfação enorme quando o poder público entende a importância da cultura e do teatro — comentou o curador da festa, João Carlos Rabelo.