Angra participa de Encontro de Cidades Patrimônio Mundial

Evento debateu a elaboração do Plano Nacional de Gestão Política do Patrimônio Mundial do País

08 de maio de 2023
Angra dos Reis marcou presença no Encontro Brasileiro das Cidades Patrimônio Mundial, ocorrido nos dias 4, 5 e 6 de maio, em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. O evento comemorou os 50 anos da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, instituída em 1972 pela Conferência Geral da UNESCO, que trouxe como missão a identificação e proteção dos sítios naturais e culturais de excepcional valor em todo o mundo. O encontro discutiu os avanços nas políticas públicas voltadas para o patrimônio mundial cultural e natural, com debates sobre a recomendação para elaborar o Plano Nacional de Gestão Política do Patrimônio Mundial do País.

Na ocasião, diversas autoridades participaram do Encontro, como o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nader; o presidente do IPHAN, Leandro Grass; o presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial, Mário Augusto Ribas Nascimento; representantes e técnicos do IPHAN, Sebrae, BNDES, Embratur, Ibram, Unesco, entre outros, e o prefeito anfitrião, José Roberto, que marcou presença em todo o evento, fazendo parte das mesas de discussão e interagindo com todos os participantes. O secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, enviou a superintendente de Cultura, Regina Braz, para representar o município.

Em julho de 2019 a Ilha Grande (Angra dos Reis) e Paraty foram reconhecidas como patrimônio mundial pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Juntos, Ilha Grande e Paraty tornaram-se o primeiro bem brasileiro inscrito na categoria de sítio misto (cultural e natural), abrangendo um território de quase 149 mil hectares. O título foi conferido em uma cerimônia em Baku, no Azerbaijão.