‘O Bem-Amado’ lota a tenda da FITA em noite de homenagem ao ator Diogo Vilela

Espetáculo celebrou os 55 anos de carreira do ator com muito humor sobre os bastidores da política

07 de setembro de 2025

Mesmo sob chuva, a Tenda Enel esteve lotada na noite deste sábado (6), quando o homenageado da 17ª Festa Internacional do Teatro de Angra dos Reis (FITA), o ator Diogo Vilela, trouxe à cena o clássico ‘O Bem-Amado’, de Dias Gomes. A comédia satírica, que expõe com humor afiado os bastidores da política, foi recebida com entusiasmo pelo público, que aplaudiu de pé a performance do artista e de grande elenco.

Baseada na história do prefeito Odorico Paraguaçu e suas trapalhadas para inaugurar o primeiro cemitério da fictícia Sucupira, a peça é um marco da dramaturgia brasileira e permanece atual ao retratar os vícios e jogos de poder da vida pública.

– É uma emoção profunda revisitar ‘O Bem-Amado’, agora como homenageado da FITA, com todos aqui enfrentando a chuva para celebrar a cultura. Este público fez valer cada gota de aplauso e carinho que sinto na alma. Viva o teatro – declarou Diogo Vilela ao receber flores no fim do espetáculo.

A homenagem ao ator pelos seus 55 anos de carreira foi um dos pontos altos da programação da FITA, que segue neste domingo (7) com duas atrações de encerramento. Às 19h, na Tenda Enel, será apresentado o espetáculo ‘Parabéns, senhor presidente’, com classificação etária de 14 anos. Já às 21h, o Centro Cultural Theophilo Massad (CCTM) recebe a peça ‘As portas só abrem por dentro’, indicada para maiores de 10 anos.

– Diogo Vilela representa o que Angra dos Reis tem de mais inspirador na cultura: talento, dedicação e sensibilidade. Tê-lo no palco encenando O Bem-Amado, uma das obras mais importantes do teatro e da televisão brasileira, é motivo de orgulho para todos nós. Celebrar sua carreira na FITA é colocar Angra definitivamente no mapa do teatro brasileiro – comentou o prefeito Cláudio Ferreti.

O festival acontece com patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da TurisAngra.

 

PROGRAMAÇÃO:

  

7 de setembro, domingo

 

‘Parabéns, senhor presidente’

Horário: 19h

Local: Tenda Enel

Classificação: 14 anos

 

‘As portas só abrem por dentro’

Horário: 21h

Local: Centro Cultural Theophilo Massad (CCTM)

Classificação: 10 anos