Cultura convoca fotógrafos para o projeto “Lentes da Memória”
Chamada pública vai selecionar imagens em preto e branco que retratem o patrimônio e as manifestações culturais de Angra, para exposição na Casa Larangeiras

Estão abertas as inscrições para a convocatória “Lentes da Memória”, que vai selecionar imagens de fotógrafos amadores e profissionais da região para compor uma exposição coletiva na Casa Larangeiras. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Cultura, busca valorizar e promover a rica história e cultura do município por meio da arte fotográfica.
A chamada foi publicada no dia 5 de agosto, no Boletim Oficial do Município (edição nº 2182, páginas 9 e 10), e está disponível no site oficial da Prefeitura: angra.rj.gov.br.
— Temos muita gente talentosa em Angra e diversos grupos apaixonados por fotografia. Tenho certeza de que essa exposição reunirá um material incrível, com olhares únicos sobre a cidade. Esperamos que a iniciativa valorize e estimule talentos, profissionais ou amadores — destacou a secretária de Cultura, Marlene Ponciano.
Cada participante poderá enviar até duas fotografias inéditas, obrigatoriamente em preto e branco, que tenham como tema central Angra dos Reis. Serão aceitas imagens que retratem o patrimônio histórico, material ou imaterial, tombado pelo IPHAN ou pelo INEPAC, além de fotografias de rua, paisagens, manifestações folclóricas e festividades tradicionais.
As inscrições seguem abertas até o dia 22 de agosto de 2025, e os interessados devem seguir todas as orientações do regulamento disponível na convocatória.
Ao todo, serão selecionadas 50 fotografias, sendo permitidas até duas obras por participante. As imagens devem ter dimensões de 80 cm x 60 cm, com arquivos digitais de até 2 GB.
É fundamental que os autores obtenham as devidas autorizações de uso de imagem de terceiros, quando aplicável. Mais informações e o link para inscrição estão disponíveis na plataforma indicada no edital.