Angra recebe Ônibus Lilás na Japuíba
O evento levou serviços gratuitos à população, e contou com o lançamento oficial do projeto “Por Elas”, que seguirá com ações voltadas para as mulheres no município
![](/pmar/assets/img/noticias/1738889270/interna-lfl_(2)_1738889270.jpg)
O Ônibus Lilás, iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, esteve presente nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, na Praça da Porteira, no bairro Japuíba, em Angra dos Reis. Das 9h às 15h, a unidade móvel ofereceu uma série de serviços gratuitos à população, com foco especial no atendimento às mulheres.
- Estamos muito felizes em poder trazer os serviços do Ônibus Lilás para Angra dos Reis. Esse é um serviço com foco no acolhimento das mulheres e toda a nossa equipe está aqui hoje para prestar todo atendimento necessário. Damos assistência às vítimas de violência, com profissionais como advogadas, psicólogas e assistentes sociais, que orientam as mulheres sobre os seus direitos - comentou Giulia Luz, superintendente de enfrentamento a violências do Governo do Estado.
Durante o evento que contou com a presença do prefeito Cláudio Ferreti, a deputada estadual Célia Jordão, a primeira-dama estadual Analine Castro, entre outras autoridades municipais, foi lançado oficialmente o projeto “Por Elas”, da Superintendência da Mulher de Angra, que tem o objetivo de promover o empoderamento de mulheres por meio de diversas atividades sociais, culturais e educativas.
- Estamos muito felizes em começar esse projeto, que com toda certeza só vai trazer benefícios para as mulheres da nossa cidade. Hoje é um dia de festa, pois contamos com a presença do Ônibus Lilás, trazendo muitos serviços de acolhimento. É fundamental mostrar para as mulheres que existe uma rede de apoio dos órgãos públicos, para que ela possa sair dessa situação de violência física, patrimonial, psicológica ou sexual - reforçou a secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Thaísa Bedê.
Entre os serviços oferecidos estavam o atendimento jurídico, com orientações sobre direitos das mulheres, e o apoio psicológico, destinado a promover o bem-estar emocional. A população também teve acesso a serviços assistenciais, como a emissão de documentos civis e o apoio a questões relacionadas ao consumo, com a presença do Procon.
O CRAS Móvel disponibilizou serviços de assistência social, incluindo o Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), benefícios socioassistenciais e atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A Secretaria de Saúde montou uma tenda para atendimentos voltados à saúde da mulher.
- Como mulher, me sinto valorizada em ter um evento como esse. Notei que tem muitos serviços, vim com minhas filhas e todas já passamos pela tenda da saúde e agora vou atualizar meu Cadastro Único. Espero que possa ter mais oportunidades como essa, eu gostei muito – comentou a cozinheira Helena da Silva, de 53 anos, moradora do bairro Nova Angra.