Continuidade do projeto Cinturão Verde

Os bairros da Ribeira e Morro das Velhas ganham reforço na preservação de APPs e áreas de risco

06 de agosto de 2012

A prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, continua implantando os cinturões verdes no município. São cerca de 20 mil metros de cerca e mais de 25 áreas protegidas, promovendo o controle demográfico e orientando o seu fluxo migratório, visando a racionalização no uso e distribuição do espaço com a recuperação de áreas degradadas.


A área do cinturão verde, no manguezal da Ribeira e parte do Morro das Velhas está sendo reformada, estacas de alvenaria foram fixadas em 47 km lineares, até o aeroporto da Jápuiba.


- A realidade municipal demanda uma atuação preventiva, as edificações estavam crescendo desordenadamente em torno do manguezal - Área de Preservação Permanente (APP) - e o uso do cinturão verde foi necessário para delimitar o local. O bioma está sendo recuperado aos poucos, com espécies próprias para regiões inundadas. No Morro das Velhas, nas partes íngremes, estão sendo plantadas árvores de médio porte com raízes profundas, justamente para ajudar na fixação da encosta – ressaltou Fábio Jordão, gerente de projetos ambientais da Secretaria de Meio Ambiente.


- O sistema de recuperação das regiões degradadas consiste no plantio de plantas pioneiras (de pequeno porte), para fazerem sombra, e espécies de clímax (de médio porte), com sistema radicular (plantas que facilitam a fixação e absorção do solo) - explicou Marcelo Andrade, engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente. - As árvores floríferas, que também fazem parte do projeto Cinturão Verde, vão servir também como marco vegetal, dando um aspecto mais verde ao meio ambiente - completou. 


Todo o processo de preservação passa por uma humanização, educação ambiental nas comunidades em que o cinturão existe. Mobilizadores socioambientais acompanham, conscientizando os moradores antes, durante e depois das ações.


A Secretaria de Meio Ambiente pretende expandir o projeto para outros bairros do município, onde há um aceleramento exacerbado em lugares não edificantes.


O viés ambiental para ações em áreas urbanas e rurais é cada vez mais necessário. O Cinturão Verde é o responsável pela qualidade de vida da cidade que se faz rodeada, na medida em que abriga os mananciais que abastecem a cidade, estabiliza o clima, auxilia na recuperação atmosférica filtrando o ar, abriga grande biodiversidade de espécies, protege os solos e ameniza as enchentes na malha urbana.