Pré-Vestibular Social de Angra é 1º em aprovação

Cursos são voltados para estudantes de renda baixa e democratizam o acesso ao ensino superior

05 de setembro de 2012
O Pré-Vestibular Social (PVS) de Angra dos Reis foi o primeiro colocado no ranking de aprovação para o Cederj. Foram 67 alunos aprovados no vestibular, realizado em junho deste ano, para os diversos cursos de graduação do polo angrense. Os resultados do vestibular saíram em julho, e o balanço do Pré-Vestibular Social, com o ranking estadual, foi divulgado há poucos dias. Em segundo lugar, empatados, ficaram os polos de Nova Friburgo e Volta Redonda, com 59 alunos de cada um aprovados, e, em terceiro, o de Três Rios, com 43 aprovados.

O Pré-Vestibular Social funciona no Ciep Charles Dickens, em Jacuecanga, através de uma parceria entre a Prefeitura de Angra e o governo do estado. Suas unidades funcionam nos municípios que possuem polos Cederj como parte integrante do Consórcio Cederj e com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior, ampliando as oportunidades para alunos de renda mais baixa. O PVS possui atualmente 56 polos em 37 municípios. Foram 1.135 alunos aprovados no último vestibular do Cederj.

O Consórcio Cederj foi criado em 2000 com o objetivo de levar a educação superior gratuita para o interior do estado. Ele é formado por sete instituições públicas de ensino (Cefet, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio) e oferece 12 cursos de graduação a distância. Em Angra, o polo Cederj foi implantado em 2006.

São abertos dois processos seletivos por ano para o PVS: entre dezembro e fevereiro, para o curso extensivo, que tem aulas de março a dezembro, e no mês de maio, para o curso intensivo, com aulas de julho a dezembro. Para se inscrever ou obter informações, basta acessar o site do Cederj (WWW. cederj.edu.br). Para o pedido de matrícula, é preciso estar no último ano do ensino médio ou já tê-lo concluído.