Posto de saúde fez mutirão no Parque Mambucaba

Nutrição, odontologia, avaliação do desenvolvimento físico e neurológico foram alguns dos serviços prestados

05 de setembro de 2012

A equipe da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Cirene de Almeida França (posto também conhecido como “Módulo 6”), no Parque Mambucaba, fez um mutirão de atendimento às crianças de um a dois anos, durante toda a terça-feira, 4 de setembro. O objetivo foi realizar a “busca ativa”, ou seja, a unidade procurou o público para reforçar o atendimento. “No cotidiano a demanda vem do próprio público, que procura os serviços na unidade. Durante os mutirões, que fazemos de quatro em quatro meses, somos nós que buscamos as pessoas, agendamos e atendemos”, explica a cirurgiã-dentista Carla Peixoto.


Os serviços oferecidos foram multiprofissionais, começando com uma palestra com a nutricionista Luciana Bandeira. Ela explicou às mães, pais e responsáveis técnicas para uma boa alimentação, tanto de adultos como de crianças. “A melhor forma de dar o leite para a criança é através de uma `vitamina´, com fruta ou aveia. Outra forma é preparando um mingau”, disse.


Também foram realizados o controle de peso e altura, atualização do cadastro de cada criança no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), consulta com o médico André Farias (que fez a avaliação do desenvolvimento físico e neurológico), atualização da caderneta de vacinação e consulta odontológica (com exames e distribuição de pasta e escova de dente).


Especial atenção foi dada durante a consulta odontológica, já que os problemas dentários são muitos na população e relativamente fáceis de serem evitados. “Por exemplo, deve-se escovar os dentes da criança depois de dar remédios, porque eles são fabricados com um pouco de açúcar, que causa a cárie”, disse Carla Peixoto. Um hábito muito comum, a mamadeira dada à noite, provoca problemas na dentição infantil se não for acompanhado também da escovação. “Se depois da mamadeira noturna a criança não tiver os dentes escovados, a atividade das bactérias é maior à noite e os problemas com os dentes tornam-se mais sérios. É a chamada “cárie da mamadeira”, afirmou a cirurgiã-dentista. Outra ação lembrada por ela é estimular o hábito de escovar os dentes, fazendo isso sempre na frente das crianças.


A unidade ESF Cirene de Almeida França (ou Módulo 6) atende a parte dos moradores do Parque Mambucaba, de acordo com a divisão do bairro, feita com outras unidades. O telefone do Módulo 6 é 3362-6330.