Educação de jovens e adultos
Fórum reúne toda a Região Sul- Fluminense para tratar de ensino de qualidade e adequado para todas as idades

As secretarias de educação dos municípios de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Resende, Rio Claro, Paraty, Paracambi e Seropédica, em parceria com o Fórum Regional Sul-fluminense e Universidade Federal Fluminense, se reuniram no dia 27 de junho, para o Seminário de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Região Sul Fluminense, no Sindipetro, na Verolme.
O encontro reuniu 200 pessoas e teve como objetivo refletir sobre a política de EJA em desenvolvimento na Região Sul-fluminense, possibilitando interações e trocas de experiências entre os diferentes sujeitos envolvidos na implementação dessa modalidade da Educação Básica (do 5º ao 9º ano). A secretária de Educação, Rita Salomão, presente no evento, destacou os desafios da educação, tendo a ação conjunta entre pais, professores, alunos, escola e governo, com o mote de uma educação adequada para cada momento da vida.
Professores e alunos participaram do seminário a fim de trocar conhecimentos e aperfeiçoar toda a rede no que diz respeito ao ensino de qualidade e para todos. Os palestrantes Jane Paiva, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Marcos Marques, do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense, falaram sobre o tema “Perspectiva de educandos e educadores sobre a EJA na região”. O assunto foi bastante discutido e analisado pelos participantes. A professora Norielem de Jesus Martins e o aluno Luís Avelino da Silva, da E.M. Áurea Pires da Gama, apresentaram relatos de experiência em EJA do município de Angra.