Festejos da Semana Santa em Angra

Procissões, missas e celebrações movimentam o Centro da cidade

05 de abril de 2012
As tradicionais celebrações da Semana Santa no Centro de Angra dos Reis começaram no dia 30 de março e só vão terminar no Domingo de Páscoa, 8 de abril. Missas, adorações, e as procissões da Via-sacra, Depósito, Encontro, Senhor Morto e da Ressurreição mobilizam toda a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com suas irmandades, ordens e demais grupos religiosos.
 Hinos seculares e tradições, que vêm passando de geração em geração, continuam presentes nas celebrações. A prefeitura, através da Cultuar, participa de todo o evento religioso apoiando com toda a infraestrutura necessária. Na noite de sexta-feira, 30 de março, aconteceu a Procissão da Via-sacra; na manhã do dia 1º de abril, a Procissão de Ramos; e nas na noites seguintes, a Procissão do Depósito e a do Encontro.
 Na noite de sexta-feira, 6 de abril, as celebrações que marcam o dia é a Adoração ao Senhor, das 7h às 12h, na igreja da Ordem Terceira do Carmo. Às 15, na igreja do Carmo, acontece a Celebração da Paixão dom Senhor, Adoração da Santa Cruz e Santa Comunhão.
 A grande Procissão do Senhor Morto sai às 19h da igreja da Ordem Terceira do Carmo, acompanhada das associações religiosas e do canto da Verônica (lamentação), que é executado por uma atriz. com matracas (objeto secular sonoro que é utilizado em todo o percurso da procissão.
 No Sábado Santo será celebrada a Vigília Pascal, com a Bênção do Fogo, do Círio Pascal, da água, batismo e a renovação do batismo. A Semana Santa é encerrada no Domingo de Páscoa, com a Procissão da Ressurreição, a partir das 5h da manhã saindo da igreja do Carmo para a Matriz, seguida de missa e café comunitário.