Prefeitura de Angra e Instituto João e Maria Backheuser firmam parceria

Acordo reforça o compromisso do município em garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever até o 2º ano do Ensino Fundamental

03 de outubro de 2025

A Prefeitura de Angra dos Reis e o Instituto João e Maria Backheuser (IJMB) oficializaram, nesta sexta-feira (3), uma parceria estratégica para fortalecer a educação pública do município, por meio do projeto Redes do Saber, voltado para a promoção da alfabetização na idade certa.

O acordo foi assinado pelo prefeito Claudio Ferreti, pelo secretário de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), Paulo Fortunato de Abreu, e a  presidente do IJMB, Anna Backheuser.

Com a iniciativa, o Instituto passa a apoiar o município na implementação de políticas públicas que garantam que todas as crianças da rede municipal estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. A parceria fortalece o Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa (PAAIC), criado pela SEJIN em 2024, com foco na formação continuada de professores e gestores da Educação Infantil ao 2º ano, além de avaliações, monitoramento de dados e mobilização da comunidade escolar.

O prefeito Claudio Ferreti ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso do município com a transformação social por meio da educação. 

   - A educação é o que dá sentido à transformação social. Quando a gente entra numa sala de aula e vê as crianças descobrindo a leitura, o brilho nos olhos delas mostra que estamos no caminho certo. Esse trabalho não é de um dia para o outro, mas já temos resultados claros e vamos avançar muito mais. Tenho certeza de que Angra será cada vez mais reconhecida como uma cidade que investe na formação cidadã das novas gerações - ressaltou o prefeito, ao lado do secretário de Integração Governamental, Vitor Simões.

O secretário de Educação, Paulo Fortunato, destacou que a parceria se soma às ações já em andamento na rede municipal, como avaliações e processos de monitoramento da aprendizagem:

    - Nós já temos um processo consistente em curso para medir a qualidade da alfabetização. O que o Instituto João e Maria Backheuser traz agora é um reforço essencial, agregando muito ao que já fazemos, sem custos adicionais para o município. É uma parceria que potencializa nossas ações e nos ajuda a avançar nas metas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, para que até 2030 possamos garantir o direito pleno à alfabetização para nossas crianças - explicou o secretário, acrescentando que mais de 8 mil crianças serão impactadas. 

A presidente do Instituto, Anna Backheuser, reforçou a confiança no trabalho desenvolvido em Angra e a disposição da equipe do IJMB em contribuir com os avanços da rede municipal:

    - O que sentimos aqui é uma rede comprometida, engajada e com vontade de fazer acontecer. Nosso papel é dar mais uma força, apoiar e caminhar junto. Alfabetizar na idade certa não é só uma meta: é essencial para que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades. Já vimos bons resultados no município e acreditamos que, com essa parceria, vamos ampliar conquistas e fortalecer ainda mais o trabalho da Secretaria - destacou.