CPF passa a ser o único número de identidade para atendimentos no SUS
Medida nacional dispensa o uso do Cartão do SUS e facilita o acesso a consultas, exames e dados de saúde

O acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) está mais simples. O Governo Federal anunciou que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) será o identificador único dos usuários do sistema, em todo o país. A medida visa modernizar e integrar as bases de dados, além de facilitar o atendimento à população. Na prática, o número do CPF passa a ser o mesmo do Cartão do SUS, unificando os registros e evitando duplicidades.
Com a mudança, os moradores de Angra que utilizam o SUS não precisarão mais apresentar o antigo Cartão do SUS durante atendimentos. Basta informar o número do CPF para realizar consultas, exames e outros serviços oferecidos no sistema público de saúde.
A novidade simplifica o cadastro e permite maior agilidade no atendimento. Amplia também a segurança no uso das informações dos pacientes. Quem já possui o Cartão do SUS com numeração antiga pode continuar utilizando o documento normalmente, mas os novos cadastros seguirão o padrão atualizado, com o CPF como base.
Outra vantagem para a população é a integração com o aplicativo “Meu SUS Digital”. Com o CPF como identificação, o cidadão poderá acessar diretamente pelo celular informações como o histórico de vacinação, consultas, exames e até a Caderneta Digital da Criança. Segundo o Ministério da Saúde, todos os brasileiros com CPF serão automaticamente inseridos no sistema do SUS, sem necessidade de realizar novo cadastro.
Para manter o acesso universal ao SUS, o Ministério da Saúde estabeleceu um cadastro temporário para cidadãos atendidos sem CPF, válido por até um ano. Essa medida atende a situações em que a pessoa não consegue informar o CPF no momento do atendimento, como em casos de emergência. Após a alta ou regularização, é necessária a prova de vida e a inclusão do CPF.
Além disso, populações que não utilizam CPF, como estrangeiros, indígenas e ribeirinhos, permanecem identificados pelo Cadastro Nacional de Saúde (CNS), nomenclatura que passa a substituir a expressão “cartão” para reforçar que se trata de um registro secundário e complementar ao CPF.
A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis informa que não há alterações no atendimento a população, que pode continuar buscando normalmente os serviços de saúde do município. O uso do CPF como identificador único é uma medida nacional que está sendo adotada gradualmente em todas as unidades, com o objetivo de tornar o atendimento mais prático e eficiente para todos os cidadãos.