Ministério do Esporte faz reconhecimento do trajeto da tocha

Representante do governo federal aprova evento organizado pela Prefeitura de Angra

03 de agosto de 2016
Tudo certo para a passagem da tocha olímpica por Angra dos Reis. Na noite de sábado, 23, o município recebeu a visita de Fabrício Arruda, consultor do Ministério do Esporte, que veio conferir pessoalmente a rota de 11 km que o maior símbolo olímpico percorrerá no município. Ele foi recepcionado pelo presidente da TurisAngra, Klauber Valente, o diretor executivo, Nílton Júdice, e o 1º Tenente Carlos Henrique Ribeiro, representando o Colégio Naval.

ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS RECEBERÃO A TOCHA OLÍMPICA

Antes de conferir os locais da passagem da tocha, o representante do Ministério dos Esportes fez a entrega de uniformes especiais aos alunos anfitriões do revezamento da tocha olímpica na cidade. São três estudantes de escolas públicas que tiveram a maior pontuação de acordo com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na cidade e participaram de um concurso nacional de redação, obtendo os melhores resultados. Esses alunos serão os primeiros a ter contato com a chama olímpica, antes mesmo do início do revezamento, na Japuíba. Os alunos premiados foram Iago Figueira de Alencar e Nathan Santos de Oliveira, ambos do Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro, e Christopher Costa Bhering, aluno do Colégio Naval.

Além de receberem a chama olímpica antes de todos, os três estudantes também poderão fazer o trajeto dos primeiros 200 metros ao lado do condutor principal. Depois participarão do evento final na Praia do Anil.

O diretor da escola Pereira Carneiro, Manoel Coelho da Silva, disse que a expectativa entre os alunos para participação no evento do revezamento é bastante alta. Estão preparando-se há algumas semanas com atividades curriculares e discutindo o evento.

O revezamento em Angra passará próximo ao colégio em dois momentos: na ida, pelo São Bento, e na volta do Colégio Naval, pela avenida Osvaldo Neves Martins.

– O revezamento da tocha olímpica vai permitir também a valorização desses estudantes, que são orgulho para Angra pelos seus desempenhos. Mais uma demonstração de como o esporte e os Jogos Olímpicos têm essa capacidade de unir, incentivar e promover o que temos de melhor em Angra e no país. Parabéns aos estudantes que farão parte de um momento único na História – disse Klauber Valente, presidente da TurisAngra.

RECONHECIMENTO DE ROTA

Após a entrega dos uniformes, o representante do ministério conferiu pessoalmente os locais por onde a tocha olímpica passará. O percurso começou pela rua Japorangra, na Japuíba, e seguiu pela estrada Angra-Getulândia e Coronel Carvalho até o convento São Bernardino de Sena. Na sequência, o grupo foi até o Colégio Naval, onde acontecerá uma etapa marítima do trajeto. O grupo também esteve na Igreja do Carmo e na Praia do Anil, onde será acesa a pira olímpica. Os preparativos foram elogiados pelo consultor.

– Minha visita aqui em Angra foi para conhecer o roteiro da tocha olímpica, o trajeto, assim como a programação cultural que o município tem preparado para este grande evento, que tem visibilidade internacional. Quero parabenizar o município. Está tudo muito bem organizado, vai ser uma festa bonita, com valorização da cultura local e dos pontos turísticos – avaliou Fabrício Arruda.

Durante todo o percurso de 11 km, diversas atividades culturais e esportivas, além do envolvimento das escolas, acontecerão simultaneamente. Estão confirmados grupos de quadrilhas, jongo, capoeira, Festa do Divino, blocos carnavalescos, fanfarras, motociclistas, futebol americano, voo livre, canoagem, ciclismo, jiu-jítsu, luta livre, futebol, muay thai, karatê e escoteiros. Também participarão do evento escolas municipais, estaduais e particulares, além do Colégio Naval. Entre os condutores do revezamento em Angra estão o paratleta Fernando Fernandes, as gêmeas Bia e Branca (do nado sincronizado) e moradores de Angra, como a canoísta Larissa dos Santos, os empreendedores de turismo Cipriano Feitosa e comandante Guilherme e o fisioterapeuta Fabiano Affonso.


ESQUEMA ESPECIAL DE COLETA DE LIXO

Haverá um esquema especial de recolhimento de lixo no dia da passagem da tocha olímpica, e a recomendação da Prefeitura de Angra é para que o lixo das lojas seja depositado antes das 16h ou somente após às 21h, para que quando o percurso chegar ao Centro, por volta das 20h, reduza-se a quantidade de resíduos nas ruas. O lixo será recolhido neste dia, mas em horário diferente do regular.


ALTERAÇÕES DE TRÂNSITO

As intervenções no trânsito começarão a partir das 16h de quarta-feira. Serão 110 servidores trabalhando com o apoio da Polícia Militar. Não será permitido estacionar no trajeto da tocha da madrugada de quarta até o término do evento. Os locais onde o estacionamento será proibido já estão sinalizados e, caso tenha algum carro estacionado indevidamente, o mesmo será rebocado e levado ao depósito público.


TRAJETO

Rua Japorangra, rua Itaperuna, estrada Angra-Getulândia (Prefeito João Gregório Galindo), rua Coronel Carvalho, rua São Bernardino de Sena, escadão da Rua Honório Lima (em frente ao 539 da Coronel Carvalho), rua Honório Lima, avenida Almirante Júlio César de Noronha (rua da Defesa Civil), avenida Marquês Leão (após a Defesa Civil), enseada Almirante Batista das Neves (em direção à Costeirinha), escadão da Costeirinha, retorna para avenida Marquês Leão, rua Oswaldo Neves Martins (ao lado do Campo do São Bento), avenida Júlio Maria, rua Doutor Coutinho (em frente à delegacia), avenida Ayrton Senna, Praia do Anil.


PROGRAMAÇÃO MUSICAL NA PRAIA DO ANIL

16h - Hatar heavy metal

16h30 - grupo Brilha Samba

17h - grupo primeira Art

17h40 - banda Valeriana

18h40 – apresentação dos patrocinadores

19h50 – protocolo de acendimento da pira olímpica

20h30 - Nosso Som

Obs: As atrações musicais não estão cobrando cachê.