Santa Casa na Campanha de Amamentação

Profissionais distribuíram folhetos sobre a amamentação e também conversaram com as participantes

03 de agosto de 2012

A Santa Casa de Angra dos Reis, administrada pela Prefeitura e Fundação de Saúde (Fusar) desde janeiro, participou da Campanha Nacional de Amamentação, criada pelo Ministério da Saúde. Na sexta-feira, dia 3, a equipe do Grupo Acolher realizou evento informativo com as mães de bebês que recebem cuidados da UTI Neonatal. “Foi uma ideia do nosso grupo, com o objetivo de fazer um maior acolhimento das mães”, disse a coordenadora da Unidade Neonatal, Maria Cavalcante.


As profissionais da Santa Casa distribuíram folhetos sobre a amamentação e também conversaram com as participantes, prestando informações sobre os cuidados que as mães devem ter com os filhos. “Nós as orientamos, não apenas sobre o aleitamento, mas também em relação aos outros tópicos de saúde”, afirmou a chefe da UTI Neonatal, Regina Celi. Ela informou também que as mães são incentivadas a permanecer alojadas na Santa Casa, mesmo depois de receber alta, nos casos em que cuidados especiais são necessários aos bebês internados.


O Grupo Acolher é formado por Maria Cavalcante, Regina Celi, Roberta Fernandes e Mônica Souza. A cada semana, sempre às sextas-feiras, um tema diferente é trabalhado com as mães. “Aproveitamos que estamos na semana da Campanha Nacional de Amamentação para fazer o evento”, disse a psicóloga Roberta Fernandes.


Segundo dados do Ministério da Saúde, as principais vantagens da amamentação são:


Na amamentação, o bebê recebe os anticorpos da mãe, que protegem contra infecções, principalmente diarreia e pneumonia. Além disso, a amamentação diminui o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade;


A amamentação favorece a relação afetiva entre mãe, o bebê e a família, ajudando no desenvolvimento da criança, nos aspectos físico e mental;


A amamentação é um ótimo exercício para o desenvolvimento infantil, importante para que a criança tenha dentes fortes, saudáveis, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.


Mais informações podem ser obtidas na Santa Casa de Angra, pelo telefone 3365-1783. O Disque-Saúde, do Ministério da Saúde, informa pelo número 136. Quem tiver acesso à internet pode informar-se sobre amamentação nas páginas do Ministério (www.saude.gov.br/crianca) e também da Sociedade Brasileira de Pediatria (www.sbp.com.br).