Teatrânsito nas escolas ensina regras e leis

O projeto da Superintendência de Transportes e Trânsito já atendeu 4 mil alunos de 5 a 10 anos

02 de outubro de 2012
A Superintendência de Transportes e Trânsito, através do Departamento de Educação para o Trânsito, está apresentando nas escolas o Teatrânsito, que tem por finalidade mostrar às crianças regras básicas para o trânsito. O projeto tem atendido à rede, pública de ensino e à particular. Até agora, 4 mil alunos da rede fundamental participaram do projeto. Eles têm de 5 a 10 anos.

Esse trabalho, que já foi levado a 12 escolas, também prevê a inclusão de portadores de necessidades especiais. Na terça-feira, 2, na Casa Larangeira, alunos da Escola Municipal de Deficientes Auditivos foram contemplados com o projeto.

-O objetivo principal é levar o conhecimento, através do lúdico, sobre as regras básicas que salvam vidas, que vão ao encontro do que é estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro- explicou o diretor do Departamento de Educação para o Trânsito, Paulo César da Silva, que já levou o projeto à Pestalozzi.

O Teatrânsito é calcado em cima da conversa entre o personagem fantoche, um menino chamado Tonico, e o um agente de trânsito. No bate-papo, as crianças, que interagem durante todo o tempo com a equipe aprendem como se portar sendo pedestres, motociclistas, ciclistas ou motoristas.

-O personagem Tonico é tão forte que as crianças saem da apresentação com a lembrança de tudo que aprenderam. Para nós, tem sido muito gratificante o resultado desse projeto- frisou o diretor.