Programa Comunidades de Angra visita 11 bairros em 2025

Uma novidade é a adoção do Questionário Participativo Digital, ferramenta online que acelera a coleta de informações sobre as solicitações dos moradores

02 de abril de 2025

O Programa Comunidades de Angra (PCA) tem percorrido diversos bairros do município com uma agenda intensa de visitas, ouvindo as demandas da população e transformando essas necessidades em melhorias para as localidades. Nos primeiros três meses de 2025, a equipe do PCA visitou 11 bairros, com algumas localidades já tendo passado por quatro fases do programa.

A equipe já esteve nos bairros Ariró, Guariba, Praia Vermelha, Garatucaia, Cantagalo, Portogalo, Balneário, Ponta Leste, Paraíso, Biscaia e Praia do Anil. Durante as visitas, os moradores puderam apresentar suas demandas por melhorias em serviços e obras para suas comunidades.

Uma novidade do PCA em 2025 é a adoção do Questionário Participativo Digital, uma ferramenta online que vem acelerando a coleta de informações sobre as solicitações dos moradores e detalhando as principais necessidades de cada bairro.

As informações coletadas são automaticamente encaminhadas às secretarias responsáveis, o que contribui para agilizar as respostas às demandas da população. As ações do programa seguem uma metodologia de diagnóstico dividida em quatro fases: 1ª Fase: visita in loco, ouvindo diretamente os cidadãos; 2ª Fase: compilação das demandas apontadas; 3ª Fase: reunião no bairro, onde a comunidade define as 10 prioridades; e 4ª Fase: reunião devolutiva, com a apresentação do plano de ação do governo para as demandas escolhidas.

O Programa Comunidades de Angra é uma iniciativa da Prefeitura de Angra dos Reis, idealizado por Cláudio Ferreti em 2006, à época secretário de Obras. Retomado em 2023, quando Ferreti ocupava o cargo de secretário de Governo e Relações Institucionais, o programa ganhou ainda mais força com sua atual gestão como prefeito. Atualmente, as ações do PCA estão vinculadas à Secretaria de Relações Institucionais.