Lixeiras de alvenaria são removidas para evitar descarte irregular de lixo
Medida busca melhorar a limpeza urbana, evitar o acúmulo de lixo e a proliferação de ratos

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Executiva de Serviço Público, está promovendo uma série de vistorias técnicas no município com o objetivo de reavaliar a necessidade da permanência de lixeiras de alvenaria de grande porte ou caçambas públicas de lixo.
Nas localidades que já contam com coleta regular de resíduos sólidos domiciliares – no modelo porta a porta –, essas estruturas estão sendo removidas de forma definitiva. O motivo é simples: apesar da existência de um serviço eficiente e frequente de coleta, muitos moradores ainda utilizam as lixeiras como ponto de descarte irregular, o que tem causado o acúmulo desnecessário de lixo, transbordamento, mau cheiro e o aparecimento de vetores, como ratos.
— Percebemos como os bairros ficam sujos com essas lixeiras. Nossa intenção é ver os bairros de Angra cada vez mais limpos. Entendemos que um bairro limpo é mais feliz, então queremos uma Angra mais limpa e mais feliz – destacou Gabriela Cortezzi, coordenadora de Limpeza Urbana.
Além da retirada das estruturas, a Prefeitura está revitalizando os espaços onde elas estavam instaladas. Na Rua Francelino Alves de Lima, na Japuíba, por exemplo, está sendo executado um projeto de reurbanização com a criação de uma pequena área de convivência, proporcionando um ambiente mais limpo, seguro e agradável para a comunidade. Em outros locais, os espaços estão sendo reaproveitados para o plantio de árvores.
Nas áreas de difícil acesso, onde os caminhões de coleta não conseguem chegar – como ladeiras muito íngremes ou ruas estreitas –, as lixeiras de uso coletivo estão sendo mantidas. Nesses casos, a Secretaria realiza a limpeza e manutenção periódica dessas estruturas e, quando necessário, providencia sua substituição.