TurisAngra define estratégias para o feriadão de Carnaval

Fundação de Turismo estima que a ocupação média nos meios de hospedagem fique acima de 90%

01 de fevereiro de 2016
A Prefeitura de Angra está concluindo os últimos preparativos para as operações de ordenamento e fiscalização das atividades turísticas no município durante o feriado prolongado de Carnaval. As atividades serão coordenadas pela Fundação Municipal de Turismo (TurisAngra) e contarão com o apoio das secretarias de Fazenda e Meio Ambiente. Como o fluxo turístico em Angra dos Reis será intenso, todas as repartições que atuaram durante o feriado estão tomando todas as medidas preventivas para que o turista que escolher o município como seu destino para o Carnaval tenha uma ótima estada. Os meios de hospedagem estimam que deverão ter ocupação média acima da do ano anterior.

As equipes da Gerência de Operações da TurisAngra, acompanhadas de analistas ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, fiscais de Postura da Secretaria de Fazenda e policiais militares, percorrerão todo o município em ações de fiscalização para coibir atividades turísticas ilegais.

Os centros de informação turística (CIT) administrados pela fundação na Praia do Anil, Rodoviária, e na Serra D’Água, e as estações de Santa Luzia e Abraão estarão abertos durante o feriadão, para esclarecer as dúvidas de quem estiver visitando Angra dos Reis. O CIT Praia do Anil abrirá às 6h no sábado, dia 6, para fazer o cadastramento dos turistas que desejarem ir até a Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Praia do Aventureiro, na Ilha Grande. Ao todo serão liberadas 560 pulseiras, para que o turista fique hospedado em algum dos campings legalizados. A distribuição será feita pela ordem de chegada, apenas para o próprio solicitante e no dia do embarque. Nos demais dias, o CIT Praia do Anil e os CIT‘s Rodoviária e Serra D‘Água funcionarão das 8h às 17h. A Estação Santa Luzia estará aberta das 7h às 20h, e a do Abraão das 7h às 19h.


A TurisAngra também realizará ações de ordenamento nas Estações de Santa Luzia e do Abraão e no Cais do Carmo, todos os dias, a partir das 7h. Nos locais será feito o controle do embarque e desembarque de turistas que forem realizar passeios náuticos e translados. A Gerência de Operações realizará abordagens em ônibus e veículos turísticos, com o objetivo de garantir que esses veículos que chegam a Angra estejam cadastrados no setor de Fluxo de Ônibus da Fundação, garantindo assim o controle de estacionamento desses veículos e o recolhimento das devidas taxas.

Todos os dias, a partir das 9h, equipes também realizarão operações de conscientização e fiscalização nos Corredores Turísticos da Ponta Leste, Ponta Sul e Contorno. Serão realizadas abordagens a pessoas que estiverem fazendo churrasco e camping em áreas públicas, em ônibus estacionados em locais indevidos e a banhistas que estiverem descartando seu lixo em local inadequado. Os agentes buscam orientar essas pessoas para que as ocorrências não voltem a se repetir, utilizando fôlderes que explicam as leis municipais que ordenam a atividade turística.

— Apesar de termos reduzido a estrutura de apoio durante o Carnaval, ainda somos a cidade do interior do estado com maior número de blocos e agremiações carnavalescas. Esse Carnaval tradicional está garantido e vai atrair muitos visitantes, inclusive de cidades próximas onde a folia foi totalmente cancelada. Teremos um fluxo extraordinário de visitantes. Os funcionários da TurisAngra, do Meio Ambiente e da Fazenda estão sendo orientados a coibir veementemente toda atividade turística irregular que for encontrada. Nosso objetivo é garantir um turismo sustentável e que seja um dos pilares para a economia do município. Estamos trabalhando para que os turistas, veranistas e moradores tenham um Carnaval em segurança, alegre e com serviços turísticos de qualidade — afirmou Klauber Valente, presidente da Fundação de Turismo.