Artesãs de Angra abrem exposição na Casa Laranjeiras

São peças artesanais, decorativas e e artigos natalinos

29 de novembro de 2016
A Casa Laranjeiras fechou com chave de ouro seu calendário de exposições em 2016. O espaço cultural que abrigou ao longo do ano dezenas de exposições e mostras populares, recebendo milhares de visitantes, abriu nesta segunda-feira, 28, a exposição “Unidas pela Arte”, com a participação de várias artesãs do município.

Estão expostas diversas peças artesanais confeccionadas com vários tipos de materiais e técnicas, como pintura, crochê, tricot, MDF, tecido, pinturas em pedras e sabonetes. As peças são variadas, com motivos decorativos, natalinos e uma variedade de sugestões para presentes. A mostra foi organizada com apoio da Coordenadoria Municipal de Mulheres e Associação das Mulheres da Indústria Naval (AMIN).

- Essas exposições são muito importantes porque reúnem diversas associações, mas principalmente, mulheres que estão com maridos desempregados e sentem-se na obrigação de ajudá-los. Elas se capacitaram, fazendo cursos de artesanato oferecidos pelo programa de captação e geração de renda “Mãos de Fada”, que ocorreu na Casa Larangeiras e foi ministrado por diversos professores de varias entidades. Este trabalho está gerando um retorno financeiro, tanto que fomos motivados por elas a dar continuidade ao programa, pois as favoreceu muito e hoje, elas conseguem ajudar financeiramente em seus lares – comemora Marilene.

O diretor da Casa Laranjeiras, Marcelo Ramos, espera que a população prestigie a exposição e conheça o trabalho das artesãs da cidade.

- Ao longo do ano essas artesãs estiveram aqui apoiando outras exposições e nada mais justo que neste período das festas natalinas elas possam mostrar seu trabalho e gerar renda para suas famílias. Nosso artesanato é muito rico e eu convido a todos para visitar a exposição e valorizar nossas artesãs – lembrou o diretor.

A exposição vai até o dia 23 de dezembro, das 9 às 17h e a Casa Laranjeiras fica na Praça Zumbi dos Palmares, no Centro. A entrada é de graça.

A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis também está com uma exposição de artesanato com peças em tecidos, panos de prato,toalhas infantis,caixas decorativas, bolsas confeccionadas com material reciclado, chinelos decorados, guirlandas e artigos natalinos. A mostra fica aberta até domingo, 04, das 10 às 20h, e entrada é de graça.