Prefeitura discute melhoria na coleta do Abraão no Carnaval
Objetivo é evitar acúmulo de lixo na Ilha Grande durante o feriadão
29 de janeiro de 2016
Em parceria com a comunidade local, a Prefeitura de Angra dos Reis está preparando um reforço nos serviços de coleta e retirada do lixo e de resíduos sólidos da Ilha Grande durante o período de Carnaval. Nesta quinta-feira, 28, a Secretaria de Governo promoveu um encontro na sede da prefeitura para debater a questão. Além de entidades representativas da Ilha Grande, participaram do encontro representantes da empresa contratada para a coleta de lixo, da Secretaria de Obras e da Fundação de Turismo (TurisAngra). O subprefeito da Ilha Grande, Antônio Cordeiro, também participou da reunião. As ações visam evitar o acumulo de lixo durante o feriado prolongado de Carnaval.
Os moradores apresentaram um panorama dos problemas da coleta de lixo na ilha, em especial no Abraão, que se agravam em feriados prolongados e em dias festivos. Queixaram-se de que no último final de ano, a coleta não foi suficiente, gerando transtornos em diversos pontos da localidade.
— Reconhecemos o esforço das pessoas que fazem a coleta de lixo na Vila do Abraão. Não são todos os bairros que têm duas coletas diárias. O serviço está muito bom. O problema é que muito bom não é suficiente para o Abraão. Lá tem que ser excelente. A associação está disposta a colaborar com as ações da prefeitura, mas precisamos de soluções rápidas e efetivas. Temos que parar de fazer reuniões e começar a fazer as coisas acontecerem — disse Alberto Marins, o “Latino”, da Associação de Moradores do Abraão (AMA).
Os representantes da prefeitura concordaram que a coleta de lixo na Ilha Grande tem problemas e que na Vila do Abraão, com maior população e maior fluxo de turistas, a situação é mais grave. Mas garantiram que todo o planejamento está feito pra minimizar os problemas.
— A Ilha Grande está recebendo um número excepcional de turistas e produzindo resíduos e entulhos numa escala muito maior do que em anos anteriores. Nosso contrato previa a coleta de uma quantidade determinada de resíduos, mas temos trabalhado com um quantitativo muito maior. Apesar disso, estamos nos planejando para que o lixo não se acumule e para que tenhamos uma coleta eficiente durante o feriado — disse o secretário de Obras, Luiz Antônio Dias.
Ao final da reunião, ficou encaminhado ainda que a empresa de coleta de lixo vai recolher entulhos que estão espalhados pela Vila do Abraão, fazer duas viagens diárias com a embarcação responsável pela retirada do lixo da vila durante o Carnaval e enviar uma equipe extra, durante a próxima semana, para normalizar o serviço na comunidade.
Para tornar mais eficiente a coleta e o tratamento dos resíduos na Ilha Grande, a subprefeitura local, com apoio da TurisAngra, realizará uma campanha de conscientização com moradores e sobretudo comerciantes, em especial os de setores como lanchonetes, supermercados e restaurantes.
— É preciso mudar a forma como algumas empresas lidam com os resíduos que geram. O lixo não é problema exclusivo da prefeitura e sim de todos. É lamentável, por exemplo, que algumas empresas e até moradores que convivem com o turismo na Vila do Abraão joguem seu lixo nas ruas imediatamente após o horário de coleta. A conscientização dará orientações importantes para que o lixo não fique acumulado nas ruas. Em paralelo, por sugestão do subprefeito Cordeiro, a prefeitura avaliará a possibilidade de criar um decreto especial para a Ilha Grande, ordenando o lixo e outras condutas vedadas nesse território. A Ilha Grande representa grande parte da atividade turística de Angra dos Reis, mas todos temos que cuidar desse potencial com responsabilidade — disse Klauber Valente.
Participaram da reunião, representando o poder público, os secretários de Governo, Robson Marques, e de Obras, Luiz Antônio Dias; o presidente da TurisAngra, Klauber Valente; o subprefeito da Ilha Grande, Antônio Cordeiro; e o subsecretário de Serviço Público, José Carlos de Souza; além de representantes da empresa Limppar, responsável pela coleta de lixo, Manoel Ramos e Degmar Goudar. Representando as entidades sociais e comerciais da Ilha Grande, estavam Alberto Marins e Audrey Nobrega, da Associação de Moradores do Abraão (AMA); Frederico Brito e Cezar Augusto, da Associação de Meios de Hospedagem da Ilha Grande (Amhig); Nelson Palma, da Organização para Sustentabilidade da Ilha Grande (Osig); Renato Marques, da Associação Curupira de Guias; Walmir dos Santos e Luiz Paulo Oliveira, do Grupo Ecológico de Voo da Ilha Grande (Gevig).
Os moradores apresentaram um panorama dos problemas da coleta de lixo na ilha, em especial no Abraão, que se agravam em feriados prolongados e em dias festivos. Queixaram-se de que no último final de ano, a coleta não foi suficiente, gerando transtornos em diversos pontos da localidade.
— Reconhecemos o esforço das pessoas que fazem a coleta de lixo na Vila do Abraão. Não são todos os bairros que têm duas coletas diárias. O serviço está muito bom. O problema é que muito bom não é suficiente para o Abraão. Lá tem que ser excelente. A associação está disposta a colaborar com as ações da prefeitura, mas precisamos de soluções rápidas e efetivas. Temos que parar de fazer reuniões e começar a fazer as coisas acontecerem — disse Alberto Marins, o “Latino”, da Associação de Moradores do Abraão (AMA).
Os representantes da prefeitura concordaram que a coleta de lixo na Ilha Grande tem problemas e que na Vila do Abraão, com maior população e maior fluxo de turistas, a situação é mais grave. Mas garantiram que todo o planejamento está feito pra minimizar os problemas.
— A Ilha Grande está recebendo um número excepcional de turistas e produzindo resíduos e entulhos numa escala muito maior do que em anos anteriores. Nosso contrato previa a coleta de uma quantidade determinada de resíduos, mas temos trabalhado com um quantitativo muito maior. Apesar disso, estamos nos planejando para que o lixo não se acumule e para que tenhamos uma coleta eficiente durante o feriado — disse o secretário de Obras, Luiz Antônio Dias.
Ao final da reunião, ficou encaminhado ainda que a empresa de coleta de lixo vai recolher entulhos que estão espalhados pela Vila do Abraão, fazer duas viagens diárias com a embarcação responsável pela retirada do lixo da vila durante o Carnaval e enviar uma equipe extra, durante a próxima semana, para normalizar o serviço na comunidade.
Para tornar mais eficiente a coleta e o tratamento dos resíduos na Ilha Grande, a subprefeitura local, com apoio da TurisAngra, realizará uma campanha de conscientização com moradores e sobretudo comerciantes, em especial os de setores como lanchonetes, supermercados e restaurantes.
— É preciso mudar a forma como algumas empresas lidam com os resíduos que geram. O lixo não é problema exclusivo da prefeitura e sim de todos. É lamentável, por exemplo, que algumas empresas e até moradores que convivem com o turismo na Vila do Abraão joguem seu lixo nas ruas imediatamente após o horário de coleta. A conscientização dará orientações importantes para que o lixo não fique acumulado nas ruas. Em paralelo, por sugestão do subprefeito Cordeiro, a prefeitura avaliará a possibilidade de criar um decreto especial para a Ilha Grande, ordenando o lixo e outras condutas vedadas nesse território. A Ilha Grande representa grande parte da atividade turística de Angra dos Reis, mas todos temos que cuidar desse potencial com responsabilidade — disse Klauber Valente.
Participaram da reunião, representando o poder público, os secretários de Governo, Robson Marques, e de Obras, Luiz Antônio Dias; o presidente da TurisAngra, Klauber Valente; o subprefeito da Ilha Grande, Antônio Cordeiro; e o subsecretário de Serviço Público, José Carlos de Souza; além de representantes da empresa Limppar, responsável pela coleta de lixo, Manoel Ramos e Degmar Goudar. Representando as entidades sociais e comerciais da Ilha Grande, estavam Alberto Marins e Audrey Nobrega, da Associação de Moradores do Abraão (AMA); Frederico Brito e Cezar Augusto, da Associação de Meios de Hospedagem da Ilha Grande (Amhig); Nelson Palma, da Organização para Sustentabilidade da Ilha Grande (Osig); Renato Marques, da Associação Curupira de Guias; Walmir dos Santos e Luiz Paulo Oliveira, do Grupo Ecológico de Voo da Ilha Grande (Gevig).