Angra dos Reis implanta ponto biométrico para servidores públicos

Sistema é fruto de acordo do Município com o Ministério Público em busca garantir transparência e eficiência na gestão de pessoal

28 de abril de 2025

A Prefeitura de Angra dos Reis está dando um passo importante rumo à modernização da gestão de pessoal com a implantação do sistema de ponto biométrico para os servidores da administração direta e indireta. A medida passa a valer a partir do dia 1º de maio de 2025 e é fruto de um Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta (TAC 02/2023) firmado entre a administração municipal e o Ministério Público, reforçando o compromisso da gestão municipal com a transparência, a legalidade e a valorização do serviço público.

O ponto biométrico funciona por meio da leitura facial dos servidores, substituindo os antigos métodos manuais de registro de frequência, na entrada e saída da jornada de trabalho. O sistema conta com mais de 165 relógios instalados nas repartições públicas municipais, permitindo um controle mais preciso e seguro da assiduidade, ajudando a combater possíveis irregularidades e promovendo uma cultura de responsabilidade funcional.

O servidor pode acompanhar sua frequência por meio do “Espelho de Ponto”, disponível no Portal do Servidor (portaldoservidor.angra.rj.gov.br). No portal também estão todas as informações e instruções sobre o uso do ponto biométrico.

A adoção do ponto biométrico está regulamentada pelo Decreto Municipal nº 14.083, publicado Boletim Oficial 2.113, de 28 de abril de 2025. Além de garantir o cumprimento da carga horária pelos servidores, a medida traz benefícios significativos para a administração pública. Com dados mais precisos sobre frequência e pontualidade, é possível planejar melhor a alocação de pessoal, reduzir custos com horas extras e fortalecer a meritocracia dentro do serviço público.