Cras do Frade de casa nova

Mais de duas mil famílias são atendidas na unidade

28 de abril de 2016
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, entregou na última terça-feira, dia 27, a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Frade, localizada na rua Julieta Conceição Reis, nº 142. O novo Cras, unidade Renato Seixas, vai atender aos moradores da Guariba, Frade e Grataú. Para o vice-prefeito Leandro Silva, a homenagem ao morador do bairro, falecido no ano passado, vem ao encontro do objetivo da secretaria.

– A Assistência Social é a secretaria que cuida de gente. Vocês não são números ou letras, vocês são pessoas, que merecem cuidados, uma a uma. Por isso, nada mais justo que homenagear um morador daqui, deste bairro tão querido e que sempre nos recebe tão bem. Estou muito feliz de estar aqui entregando essa nova unidade, linda e reformada, que é a casa de vocês – frisou Leandro Silva.

O Cras Frade localizava-se anteriormente na rua Paulo Sodré da Nóbrega, 130-B, em um imóvel compartilhado com uma unidade de saúde, a ESF Frade Praias. A secretária da pasta, Márcia Gonzaga, lembra de onde surgiu o pedido da mudança de endereço.

– Veio daqui, da própria comunidade. Vocês solicitaram a mudança de endereço e nós atendemos. Antes o Cras ficava anexo à ESF, o que comprometia a identidade e a referência da unidade e dos serviços ofertados, mas agora o espaço será único e exclusivamente para atender ao Cras, que é conhecido como “a casa das famílias” – disse a secretária de Assistência Social, Márcia Gonzaga. O Cras também faz encaminhamentos para as demais políticas públicas, como educação, saúde, INSS, entre outras.

QUEM FOI RENATO SEIXAS
Bastante querido no bairro, o angrense morava em Praia Brava e mudou-se para o Frade em 1979, onde viveu até a data de seu falecimento, em 24 de maio de 2015. O carpinteiro era evangélico da igreja Assembleia de Deus – Ministério de Madureira, onde exercia o cargo de Presbítero. Muito querido no bairro, ele era casado com dona Mariza Aparecida Conceição Seixas, com quem teve quatro filhos. Renato era filho de Manoel Seixas e Benedita Francelina da Conceição.

ESTRUTURA
A nova sede do Cras possui uma área para recepção, duas salas para atendimento técnico, uma sala de coordenação e uma sala para a realização de atividades em grupo que favoreçam a convivência e o fortalecimento de vínculos. A estrutura facilitará o atendimento e o acompanhamento das 2.300 famílias cadastradas.

Além de suas atividades, o Cras oferta recolhimento de óleo usado pela comunidade e firmou uma parceria com a Ampla para oferecer serviços como troca de titularidade da conta de luz, parcelamentos de contas atrasadas acima de 60 dias, indicação para troca de geladeira e tarifa social de baixa renda. O Cras Frade atende pelo telefone: 3369-6550.