Artista angrense na Festa Literária de Caxias

Glauter Barros representou o município com histórias e poesias

27 de junho de 2016
Na última semana, o artista contador de histórias Glauter Barros foi a Duque de Caxias para participar da 4ª Festa Literária de Duque de Caxias, que aconteceu na Praça do Pacificador, Centro do município da Baixada Fluminense. A viagem foi viabilizada com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural (Cultuar) e Superintendência de Transportes e Trânsito.

Em um primeiro momento, o artista angrense contou histórias e também declamou poesias, compartilhando o palco com a poetisa Débora Moreno, de Niterói. A plateia, formada por crianças frequentadoras das bibliotecas comunitárias da cidade, foi muito participativa e ficou encantada com a desenvoltura dos artistas, que mesmo tendo se conhecido momentos antes da apresentação, tiveram um ótimo relacionamento durante o desenrolar do trabalho.

No meio da tarde, outra atividade desenvolvida por Glauter foi com os pré-adolescentes, em que ele além de contar histórias, falou e explicou – através de exercícios corporais e de observação – algumas das técnicas de como se deve contar histórias. Os participantes também se envolveram na sua explanação.

Glauter recebeu o convite para participar deste evento da poetisa, escritora, professora e contadora de histórias Hellenice Ferreira, através da Biblioteca Governador Leonel de Moura Brizola, cujo diretor é o professor Antônio Carlos de Oliveira.

– Fico muito contente em poder mostrar um pouco do meu trabalho artístico fora de Angra mais uma vez. Agradeço também à Fundação Cultural de Angra [Cultuar] e à Secretaria de Trânsito da Prefeitura de Angra pelo apoio oferecido.

– A Fundação Cultural têm estimulado e apoiado, na medida do possível, iniciativas dos artistas, grupos e demais coletivos culturais com apresentações fora da cidade. Reconhecemos como é importante incentivar esse tipo de ação, e, a exemplo do Glauter, já apoiamos o Grupo Artêros e demais grupos de quadrilhas juninas - declarou o presidente da Cultuar, Délcio José Bernardo.