Encontro pedagógico do ciclo de alfabetização

Formação faz parte do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

25 de outubro de 2016
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou no último sábado, dia 22, o encontro pedagógico “Arte no Ciclo de Alfabetização”. Esse encontro, que aconteceu na Escola Municipal Manoel Ramos, na Nova Angra, faz parte das formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e é direcionado aos professores do ciclo de alfabetização da rede.

A formação teve como objetivos propor a reflexão sobre os principais pressupostos teórico-metodológicos do ensino de arte na contemporaneidade, compreender as especificidades do ensino das diferentes linguagens artísticas e refletir sobre os desafios e possibilidades do ensino de arte, compreendendo sua importância na formação de crianças e professores do ciclo de alfabetização.

O encontro se dividiu em dois momentos. Pela manha, a professora e coordenadora de Arte da rede, Elizabeth dos Anjos, proferiu palestra sobre a importância da atuação do professor na aprendizagem significativa em arte. Na parte da tarde, os professores participaram de oficinas abordando as quatro linguagens de arte: artes visuais, dança, música e teatro.

Participaram da atividade mais de 90 professores, além dos orientadores de estudos. A coordenadora local do Pnaic, Geane Pinheiro, comemora a parceria feita com os coordenadores de anos finais da Secretaria de Educação do município, que está garantindo a formação com as áreas do conhecimento, conforme planejamento do Pnaic Nacional e da instituição formadora no estado do Rio de janeiro, a UFRJ.

- As formações continuam em novembro e dezembro, contemplando ciências humanas e da natureza, além das ações pedagógicas de forma inclusiva e interdisciplinar – conclui Geane.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. A carga horária da formação em 2016, que teve início em abril, é de 120 horas.