Encontro debate turismo de base comunitária

Iniciativa do Agosto Cultural visa o fortalecimento do segmento e a valorização da cultura caiçara e quilombola de Angra dos Reis

24 de agosto de 2016
A Prefeitura de Angra dos Reis, sob a coordenação das Fundações de Cultura (Cultuar) e de Turismo (TurisAngra), promove na próxima quarta-feira, dia 31, no Quilombo Santa Rita do Bracuí, em Angra, um encontro sobre a iniciativa de turismo de base comunitária (TBC) envolvendo comunidades caiçaras, quilombolas e indígenas. O evento faz parte da programação do Agosto Cultural e do programa de fomento ao turismo de base comunitária da TurisAngra. O encontro também conta com uma rede de realizadores, incluindo a Associação de Remanescentes do Quilombo Santa Rita do Bracuí (Arquisabra), o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra, Paraty e Ubatuba (FCT), a Associação de Barqueiros de Angra dos Reis (Abar) e a Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (Sapê).

As iniciativas de TBC na região estão tendo apoio das prefeituras de Angra e Paraty desde o ano passado, quando houve o primeiro Encontro de Turismo de Base Comunitária da Costa Verde, com apoio da TurisAngra e da Secretaria de Turismo de Paraty.

Há pelo menos sete anos, a Arquisabra promove um roteiro de visitas nas terras do Quilombo do Bracuí. O visitante pode ouvir histórias, caminhar pelas trilhas, banhar-se no rio, participar de vivências de jongo e conhecer o melhor da culinária quilombola. No dia 31 de agosto, representantes de outras localidades do município terão a oportunidade de vivenciar esse circuito. São quarenta vagas disponíveis a moradores da Ilha Grande, a comunidades rurais do continente e a agricultores que já trabalham ou desejam desenvolver roteiros de turismo de base comunitária em suas vilas e bairros.

O turismo de base comunitária tem como base a troca de experiências e o protagonismo das comunidades receptoras no desenvolvimento da atividade turística. O objetivo do encontro é, por meio de uma atividade prática, habilitar novos agentes para desenvolver seus próprios roteiros.

– Falamos tanto em turismo, mas não conhecemos nosso vizinho. Precisamos nos visitar mais, trocar conhecimentos e nos fortalecermos enquanto rede – afirma dona Marilda, griô do Quilombo Santa Rita do Bracuí.

Para o presidente da TurisAngra, Klauber Valente, o turismo de base comunitária é um segmento de grande valor.

– Além de entretenimento e lazer, cada vez mais as pessoas buscam experiências de vida ao escolher seu destino de férias. Angra dos Reis reúne culturas e modos de vida dos mais ricos. A TurisAngra apoia as iniciativas comunitárias em torno do turismo, pois as considera uma ferramenta de fortalecimento econômico e cultural desses grupos – avalia o presidente da fundação.

SERVIÇO:

AGOSTO CULTURAL
PARTILHA TBC NO QUILOMBO SANTA RITA DO BRACUÍ
Data: 31/8, das 9h30 às 16h
Saída do Centro de Angra dos Reis: avenida Júlio Maria, 10, às 8h30
Inscrições: turisangra@angra.rj.gov.br / 3367 7789.