Festa e emoção marcam a entrega da nova ESF Areal

Já são 57 equipes completas de Estratégia de Saúde da Família em todo município

24 de maio de 2016
Uma grande festa, com bastante emoção, celebrou a inauguração da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Pastor Sebastião Martins Pimenta (Areal – Campo Belo 2), na noite de segunda-feira, 23, na sede da associação de moradores do bairro. Devido ao mau tempo, a cerimônia, que aconteceria em frente à nova unidade, foi transferida para a Rua da União, na sede da associação. Centenas de pessoas participaram do evento, promovido pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde.

Com o empenho da atual gestão, que investiu de verdade em saúde, chega a 57 o número de equipes completas de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em todo município. Para fins de comparação, na antiga gestão municipal, somente 19 equipes estavam completas, com todos os profissionais, o que é preconizado pelo Ministério da Saúde.

As obras tiveram início em 2014, quando a presidenta Dilma Rousseff, por meio do então Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, liberou os recursos necessários para as obras, uma vez que a antiga gestão não havia apresentado projeto de execução para a construção de novas unidades de saúde.

Entusiasta das ações que dão qualidade de vida ao cidadão, o vice-prefeito destacou as obras feitas pelo governo municipal e que, sem dúvidas, foram um divisor de águas na administração pública.

– É com grande felicidade que hoje entregamos a unidade que recebe o nome do saudoso pastor Sebastião Martins Pimenta, homem que sempre promoveu o bem, e a homenagem é mais do que justa. Estamos enfrentando o desafio de promover uma saúde de qualidade, e o investimento na prevenção é a melhor maneira. Além da ESF do Areal, entregaremos a do Marinas, Belém e Frade, pois sabemos da importância da atenção básica, que muitas vezes impede que o usuário dê entrada em uma unidade de emergência. A unidade vai atender os moradores da parte de cima do Campo Belo, até o Tijolito, e também os residentes no Condomínio Cidadão do Areal. Isso sim é investir no cidadão, e até o final de 2016 continuaremos com esse objetivo – disse Leandro Silva, que ressaltou que a obra foi custeada com recursos do Ministério da Saúde (R$ 200 mil) e do município (R$ 350 mil) e beneficiará milhares de famílias.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Pode-se acrescentar a esta composição, como parte da equipe, os profissionais de saúde bucal (ou equipe de Saúde Bucal-eSB) ou especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico em saúde bucal. O agendamento de consultas e outros procedimentos, na nova unidade da rua Angra dos Reis, será iniciado na próxima segunda-feira, 30.

– Tratamento de saúde mais digno para a população, descentralizando os serviços e oferecendo atendimento de qualidade, são esses os nossos objetivos. A população pode ter a certeza de que estamos trabalhando arduamente para isso, empenhando todo o corpo técnico da secretaria para levar até vocês uma saúde de qualidade e, consequentemente, uma melhora significativa no padrão de bem-estar de todos – destacou o secretário de Saúde, Eduardo Louzada.

Secretários do governo municipal; a presidente da Associação de Moradores do Areal, Mara Cristine; dona Carlinda Pimenta, viúva do pastor Sebastião Pimenta, além de filhos, netos e bisnetos do homenageado compareceram à inauguração, que também contou com grande presença da comunidade local.