Morro do Carmo terá posto do Saúde da Família

Recursos do Ministério da Saúde foram liberados no atual Governo

23 de outubro de 2014
Os moradores do Morro do Carmo, na região central da cidade, vão receber, no primeiro semestre do ano que vem, uma nova unidade do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). As obras do novo posto começam este mês, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Angra e o Ministério da Saúde. Desde o ano passado, a comunidade era atendida por uma unidade provisória que funciona dentro do Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Centro. Para a prefeita Conceição Rabha, este é mais um investimento na melhoria da qualidade da Saúde pública na cidade, além de ser o cumprimento de um compromisso antigo.

- Há vários anos a comunidade do Morro do Carmo solicitava uma unidade de saúde. Conseguimos resgatar este recurso no Ministério da Saúde, que quase foi perdido, e em breve os moradores terão seu próprio ESF, num imóvel que pertence à própria Prefeitura - comemorou a prefeita angrense.

O projeto de construção desse novo ESF foi aprovado pelo Ministério da Saúde em 2010, porém, por causa de pendências jurídicas que o município tinha junto ao governo federal, a verba quase foi perdida. Quando assumiu o Governo, no ano passado, a prefeita Conceição Rabha determinou que se regularizasse a situação do município e se reconquistasse os investimentos. Além do ESF do Morro do Carmo, outros quatro novos postos do Saúde da Família estão sendo construídos, visando a ampliação e a valorização da Saúde na cidade.

-A construção da unidade no Morro do Carmo trará maior cobertura no atendimento, mais conforto à população e espaço adequado à equipe de saúde - frisou a superintendente de Atenção Básica, Maria José Braga.

Além do Morro do Carmo, já estão em andamento as obras de construção de postos de saúde no Campo Belo (Tijolito), Frade, Marinas e Belém, além da reforma do Centro Odontológico do Centro e a construção das Academias da Saúde do Parque Mambucaba, Parque das Palmeiras e Jacuecanga.

Para 2015, além da construção de novos postos de saúde, haverá a ampliação e reforma das unidades de saúde dos bairros Sapinhatuba 3, Balneário, Campo Belo (I) e Belém, do Centro de Especialidades Médicas (Centro), além de outras que estão para ser definidas pela secretaria.