Celular: hora certa no lugar certo

Prefeitura realiza campanha contra celular no volante

23 de junho de 2016
O uso do celular ao volante rendeu aos motoristas de Angra dos Reis 173 multas somente no primeiro semestre de 2016. Para reduzir esse número e evitar acidentes, a Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito, por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito, realizará até julho uma campanha preventiva orientando motoristas. Além disso, os agentes de trânsito chamam a atenção para a mudança de lei.

A campanha, que está sendo feita pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da pasta, já abordou mais de 100 motoristas somente nos seus dois primeiros dias, na região central. A ação segue para outros bairros de Angra, como Parque Mambucaba, Jacuecanga, Japuíba, Monsuaba e Frade.

– Estamos ressaltando também a mudança na lei. A punição para o motorista que for flagrado falando ou manuseando o telefone passará de média para gravíssima. Além da distração, o uso do celular ao volante contribui para prejudicar a visão do motorista, que deixa de olhar para a estrada ou rua para olhar o celular, causando acidente – frisou o superintendente da pasta, Ricardo Ferreira.

A redação do código de trânsito incluiu a palavra “manuseando” para punir também quem manda mensagens de texto ou fica olhando as redes sociais ao volante. Ou seja, a multa, que era de R$ 85,13 (média antiga), passará para R$ 293,47 (gravíssima nova).