Alunos participam de concurso de receitas regionais

Duas foram selecionadas para representar a tradição local e integrar o Caderno Regional de Receitas dos Avós

23 de junho de 2016
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última semana a premiação do Concurso Regional de Receitas dos Avós, proposta indicada pela Secretaria de Estado de Saúde e implementada pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan) e Programa de Saúde Escolar (PSE).

O concurso contou com o apoio da Secretaria de Educação do município, e as etapas de adesão das escolas e creches e seleção das duas receitas que ficariam em primeiro e segundo lugares ocorreram nos meses de março e abril.

Tendo como proposta central trabalhar a integração familiar, no que concerne ao resgate da cultura de hábitos alimentares saudáveis, o objetivo do concurso foi introduzir no cotidiano familiar e educacional da população do município de Angra dos Reis uma reflexão sobre o resgate de uma alimentação saudável, por meio da integração das crianças, jovens e avós.

De acordo com os critérios estabelecidos no regulamento, para comporem o Caderno Regional de Receitas dos Avós, que será elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde, em Angra, foram selecionadas as seguintes receitas:

“Rabanada de Banana ao Forno”, em primeiro lugar, preparação elaborada na família pelo avô de Davi José Moreira Ramos, de 1 ano, e suas irmãs gêmeas Ana Vitória Moreira Ramos e Ana Cristina Moreira Ramos, de 6 anos, matriculados na Creche Municipal Deise Maria da S. Vieira, localizada na Japuíba.

Já o segundo lugar ficou com a receita “Bolo da Casca de Banana”, de Yasmin de Oliveira Veloso, 8 anos, matriculada na Escola Municipal Marechal Dutra, na Biscaia. A receita, herança de família, vem de sua bisavó materna.

– No futuro, a Secretaria de Educação pretende incluir as receitas vencedoras no cardápio da merenda escolar do município, valorizando desta forma o resgate da cultura familiar e a regionalidade, uma vez que ambas as preparações tiveram como ingredientes a banana e sua casca, alimento típico da região angrense – disse Roberta Medeiros, coordenadora da Atan.

As crianças foram premiadas com certificados, mochilas e kits lanche. Já as famílias foram presenteadas com uma linda e nutritiva “cesta saudável”, contendo frutas, legumes e verduras.

Participaram da elaboração do regulamento do concurso culinário e de todas as etapas de seleção das receitas, bem como da premiação, a nutricionista Roberta Medeiros; a coordenadora do PSE, Michele Soares; a professora Cláudia Moreira, da Gerência Comunitária Secretaria de Educação; a nutricionista Rosemary Luiz dos Reis, do Núcleo Ciência da Alimentação Escolar; a professora Fernanda Marins Sena, representando a Secretaria de Educação; além da nutricionista Anili de Lima Sírio Reis, supervisora da Nutrimed (empresa que fornece merenda às escolas do município).