Educação realiza formação de professores da pré-escola

Docentes que acabaram de ser inseridos na rede também participam da troca de saberes

23 de março de 2016
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou na última sexta-feira, 18, na Casa Larangeiras, a primeira formação para professores que atuam com alunos da pré-escola (alunos de 4 a 5 anos) na rede municipal de ensino.

Segundo a gerente de Educação Infantil, Sônia Regina Vilela, o evento, com o tema “A rotina e as diferentes linguagens na educação infantil”, teve como objetivo promover a formação em serviços desses profissionais e também proporcionar espaço para troca de experiência e saberes entre os educadores das diferentes unidades escolares.

- Temos um calendário anual de formação e essa foi a nossa primeira, no que diz respeito ao atendimento de crianças de 4 anos na pré-escola, que antes eram acolhidas nas creches. Foi um momento muito importante, porque tem muito professor novo na rede, e a nossa preocupação também era a de orientar esses novos profissionais – explica Sônia.

Os professores tiveram que desenvolver uma atividade a partir do tema “Escola: espaço de aprender e de brincar”, pois a secretaria acredita que a brincadeira é o eixo principal da educação infantil, por ter como público-alvo crianças de até 5 anos de idade que estão em fase de desenvolvimento e que precisam estimular seus aspectos motores, intelectuais, físicos e emocionais, tudo de uma forma bem lúdica.

A professora Marcela de Souza, da Escola Municipal José Américo Lomeu Bastos, do Morro do Abel, disse que a troca de experiência é essencial para a inserção de novos métodos educacionais nas salas de aula.

- É muito importante essa troca de ideias com outros docentes, pois, a partir dessa troca, levamos para as salas de aula novas experiências e uma nova forma de conhecimento, que vai desenvolver ainda mais o lado cognitivo e psicológico dos nossos alunos – afirma Marcela.