Prefeitura convoca 37 professores aprovados em concurso
Eles vão reforçar o ensino de Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês e Educação Física
A Prefeitura de Angra dos Reis convocou 37 professores para integrar a rede pública municipal de ensino no continente e na Ilha Grande. Os novos profissionais foram aprovados no concurso público realizado em 2024 e serão distribuídos entre as disciplinas de Matemática (oito), História (sete), Português (seis), Ciências (cinco), Inglês (cinco), Geografia (quatro) e Educação Física (dois).
Conforme previsto no edital do concurso, entre todos os convocados, quatro vagas foram destinadas a pessoas negras. A relação completa dos convocados e os detalhes sobre o processo admissional estão publicados no Boletim Oficial nº 2050: https://bit.ly/42nlz4i.
– A convocação dos novos professores aprovados em concurso reforça nosso compromisso com uma educação de qualidade em Angra. Esses profissionais chegam para fortalecer o suporte aos alunos e promover a inclusão, com vagas reservadas para pessoas negras. Essa iniciativa é essencial para garantir um ambiente educacional mais acolhedor e eficiente – comentou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.
Sobre a admissão
Os candidatos devem seguir as orientações para admissão disponíveis no portal da Prefeitura, no endereço https://bit.ly/4jvuTth. O comparecimento à Secretaria Executiva de Recursos Humanos está agendado conforme os horários especificados no Anexo I do Boletim Oficial nº 2050.
Durante o atendimento, os profissionais receberão instruções sobre o envio da documentação no sistema de entrega digital, além de informações sobre os exames médicos, vacinas e a obtenção do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), necessário para iniciar as atividades laborais.
A documentação deve ser digitalizada e enviada no formato PDF, com tamanho máximo de 750 KB por arquivo, e as fotos no formato 3x4 em JPG. Os formulários obrigatórios, como declarações de acúmulo de cargo e auxílio federal, devem ser preenchidos, assinados e enviados separadamente. O envio digital deverá ser realizado em até cinco dias corridos após a convocação, e a análise pela Secretaria Executiva de Recursos Humanos ocorrerá nos cinco dias úteis subsequentes.
Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato com a Secretaria Executiva de Recursos Humanos pelo telefone: (24) 3365-7766.
Educação é prioridade em Angra
A educação é prioridade da Prefeitura de Angra, que tem investido em diversas iniciativas para fortalecer a rede municipal de ensino. Um exemplo é o aumento do número de vagas escolares, que passou de 24 mil em 2024 para 27 mil alunos matriculados neste ano, acompanhado do crescimento no número de escolas, que agora totalizam 92 unidades, incluindo 21 escolas em tempo integral e três Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) abertos no ano passado.
A infraestrutura também tem recebido atenção especial. O Programa Revitaliza Escola promoveu a revitalização e manutenção de 25 unidades em 2024, garantindo um ambiente mais seguro e adequado para alunos e professores.
O atendimento especializado para alunos com transtorno do espectro autista também foi ampliado em 2024, com a convocação de mais de 300 inspetores, monitores, professores e berçaristas, além da criação do Centro Educacional para Transtorno do Espectro Autista (CETEA), com capacidade para atender 300 crianças.
O Cartão Educação, que promove cidadania ao possibilitar a compra de material escolar, uniforme e material de apoio pedagógico, beneficia 27 mil alunos e 1,5 mil professores e pedagogos. Em 2025, o programa injetará mais de R$ 34 milhões no comércio local, 13% a mais que em 2024.
Outro destaque é o investimento na valorização dos profissionais. Entre 2021 e 2024, a Prefeitura intensificou ações de capacitação e formação contínua e implementou políticas de incentivo, como o abono salarial do Pacto pela Educação. Além disso, foi garantida a destinação de um terço da carga horária dos docentes para planejamento pedagógico.
Esses avanços se refletem no desempenho de Angra no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que em 2024 obteve seu melhor resultado: nota 5,79 para anos iniciais (aumento de 15% em relação ao período pós-pandemia em 2019) e 4,51 para anos finais (crescimento de 18% no mesmo período).