ICS oferece curso de extensão sobre a Doença Falciforme

Formação será prioritariamente direcionada à profissionais da Atenção Básica de Saúde

22 de novembro de 2016
Segue até o dia 30 de novembro, as inscrições para o curso de extensão em saúde coletiva sobre Atenção Integral à Saúde de Pessoas com Doença Falciforme, realizado pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ICS-UFBA).

O curso será oferecido na modalidade de Educação à Distância (EAD), com carga horária de 68h, distribuídos ao longo dos dois meses. Os cursistas serão acompanhados por tutores que farão a mediação do processo de aprendizagem durante toda jornada. A certificação será fornecida aos participantes que apresentarem a frequência mínima estabelecida, bem como o desempenho satisfatório nos fóruns e atividades propostas.

Prioritariamente as vagas serão disponibilizadas para profissionais de nível superior que atuam na Atenção Básica de Saúde, seja na gestão ou na assistência, das diferentes regiões do Brasil. Pode-se observar a disponibilidade de vagas para profissionais e gestores de outros níveis da Atenção Básica.

As inscrições deverão ser realizadas seguindo orientações que se encontram no endereço eletrônico www.net-escola.ufba.br, onde também deverão ser anexadas as cópias eletrônicas dos documentos. A inscrição somente será efetivada após o preenchimento completo e o encaminhamento dos documentos especificados no edital dentro do prazo estabelecido. Mais informações podem ser acessadas no edital do curso, que encontra-se no site listado acima e no www.isc.ufba.br.

A doença Falciforme é um termo utilizado para definir um grupo de alterações genéticas caracterizadas pelo predomínio da hemoglobina S. É uma doença hereditária e mais comum no Brasil afetando, em média, um a cada 1000 nascidos vivos/ano. Ela pode levar a anemia crônica, quadros graves de infecção, crises intensas de dor, acidente vascular cerebral e até complicações cardiopulmonares, ósseas e renais, entre outras complicações.