Conferência Estadual de Assistência Social

Três delegados de Angra foram selecionados para representar o município e a Costa Verde na etapa nacional, em dezembro

22 de outubro de 2021
Representantes da área de ação social de Angra dos Reis participaram nesta semana da 13ª Conferência de Assistência Social, realizada remotamente (Zoom e Youtube) de terça a quinta-feira (19, 20 e 21). A iniciativa foi realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social e teve apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social.

A conferência discutiu propostas para o setor em âmbito estadual e serviu também para eleger três delegados de Angra dos Reis (dois titulares e um suplente) para representarem a Região da Costa Verde e o Estado do Rio de Janeiro na Conferência Nacional de Assistência Social. O evento ocorrerá em dezembro deste ano de forma virtual ou em Brasília.

Os delegados escolhidos foram Vanessa Ferreira Queiroz, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e que trabalha no Sistema Único de Assistência Social (Suas); Cassiane Almeida Carvalho, da Secretaria de Saúde do município; e Zélio do Nascimento, da Casa de Acolhida/Angra.

As discussões foram conduzidas por meio de eixos temáticos, cada qual abarcando diversas propostas. Um desses eixos foi sobre “Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social”.

Dentre as propostas aprovadas para o estado do Rio de Janeiro nesse eixo estão, por exemplo, a pactuação por meio de um consórcio intermunicipal de implementação de instituições de longa permanência para idosos e a ampliação de serviços de alta complexidade nas regiões interioranas do estado do Rio de Janeiro.