Escolas municipais recebem Festa do Divino

Projeto conta a história da tradicional festividade para professores e alunos

20 de junho de 2016
A Fundação Cultural de Angra (Cultuar) retoma na próxima terça-feira, 28, na Escola Municipal Cecília Mara Edileus Vieira (Grataú), mais uma fase do projeto Divino na Escola. O trabalho começou em 2014, passou por algumas escolas da rede pública e, em 2015, já deu seus primeiros frutos com as apresentações das crianças na Festa do Divino, nas danças das jardineiras, marujos e velhos.

O objetivo principal do projeto é contar aos educadores e alunos a história da Festa do Divino como uma tradição de todo o município e não apenas do Centro, como ela vinha sendo trabalhada nos últimos anos, buscando despertar nas crianças o interesse em participar da festa através das danças e celebrações.

A apresentação do projeto é feita pela equipe da Diretoria Cultural da Cultuar e reúne vídeos, fotografias, slides, vestuários, além de elementos próprios da festa, como a vaquinha malhada, pé-de-moleque e a burrinha.

Bruno Marques, diretor cultural da Cultuar, espera que, por meio do projeto no currículo escolar, as comunidades conheçam melhor a festa e sejam estimuladas a participar nos próximos anos.

Nesta nova fase do projeto Divino na Escola, além da escola Cecília Mara, será contemplada também a Mauro Sérgio da Cunha (Promorar), no dia 29.