Parque Tecnológico do Mar oferece workshop sobre plano estratégico para startups
Empresas que passam por período de ocupação receberam ensinamentos sobre a construção do Roadmap de produtos e de tecnologia

Com o objetivo de fornecer orientações sobre os direcionamentos que as empresas inovadoras podem tomar para se desenvolverem ainda mais, o Parque Tecnológico do Mar de Angra dos Reis, por meio da Fundação CERTI, ministrou um workshop sobre plano estratégico às startups que passam por período de incubação e ocupação no Parque.
Intitulada “Construção do Roadmap de Produtos e de Tecnologia”, a ação presencial, realizada na quarta-feira, 19 de março, foi baseada num desdobramento da chamada tese de inovação, documento estratégico que define os caminhos e objetivos das empresas, orienta as iniciativas e ajuda na alocação de recursos e na tomada de decisões das startups.
– A ideia é continuar atuando no processo de incubação das empresas para que elas possam enfrentar o mercado. Mesmo lidando com startups, um dos desafios é criar uma estratégia de inovação. É interessante que elas saiam desse período de ocupação no Parque entendendo como trabalhar essa estratégia – explicou o coordenador de projetos e pesquisador da fundação CERTI, Marcus Dias, um dos responsáveis pelo workshop.
Oportunidades e construção do futuro
A programação do workshop contou com apresentação conceitual do tema, dinâmica de tendências e de construção do Total Relevant Market (TRM), uma métrica que demonstra os clientes que são mais relevantes para um produto ou serviço. Além disso, antes do fechamento, foi realizada apresentação de resultados referentes ação.
– Foi um evento muito positivo, em que conseguimos sair um pouco do momento em que estamos atualmente e pensar mais à frente, em direção ao futuro e à inovação. Foi um workshop muito interessante, principalmente para nós, que trabalhamos com tecnologia – declara a fundadora da startup Explore Angra, Bianca Pires.
Presente no evento, o secretário de Planejamento e Gestão, André Pimenta, frisou que é muito importante para a Prefeitura de Angra estar participando desse processo de incubação das dez primeiras startups, gerando oportunidades para os empreendedores e todos aqueles que estão envolvidos nesse processo. Ao lado dele durante a visita, o prefeito Cláudio Ferreti aproveitou a oportunidade do workshop para conversar com todos os representantes das empresas que ocupam atualmente o Parque Tecnológico do Mar.
– Angra tem que avançar cada vez mais no oferecimento de oportunidades, principalmente para os nossos moradores. Aqui vejo várias empresas com inovação tecnológica, pensando no futuro e na economia de Angra. A Prefeitura sempre vai apoiar esse tipo de projeto que se baseia na construção do futuro – resume o prefeito.
Sobre o Parque Tecnológico do Mar
Localizado no Polo Universitário Professor Jair Travassos, em Jacuecanga, o Parque Tecnológico do Mar de Angra dos Reis oferece uma infraestrutura de 1,1 mil m², projetada para atender às necessidades das startups. O espaço conta com 14 salas para startups, dois auditórios, uma sala de leitura e estudos, dois coworkings, uma sala de robótica, corte a laser e impressão 3D, um laboratório de treinamento em TI, um espaço interativo coletivo e uma sala de reunião. Essa estrutura visa proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento tecnológico e para conexões entre empreendedores. O Parque pode ser contatado por telefone (24) 3377-6558 ou pelo e-mail parquetecmar@angra.rj.gov.br.