Realizada primeira reunião do Plano de Cultura

Iniciativa discute o setor em eixos temáticos como Gestão pública de cultura e Preservação e valorização do patrimônio

19 de abril de 2016
A primeira reunião do Plano Municipal de Cultura de Angra dos Reis (2016-2026) foi feita na Vila do Abraão, Ilha Grande, na quinta-feira, dia 14. O encontro entre agentes culturais e gestores públicos, realizado pela Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar) no auditório do Parque Estadual da Ilha Grande, teve o objetivo de traçar um diagnóstico sobre a cultura na cidade para auxiliar no planejamento dos investimentos. “O diálogo entre poder público e sociedade civil é fundamental para a definição de diretrizes que orientem a tomada de decisão”, disse o presidente da Cultuar, Délcio Bernardo.

Os debates aconteceram em torno de cinco eixos temáticos que nortearão o Plano de Cultura da cidade: Gestão pública de cultura e participação social; Preservação e valorização do patrimônio histórico-cultural; Produção, difusão e intercâmbio cultural; Formação e qualificação profissional; e Territórios, cidadania, turismo cultural e desenvolvimento sustentável.

A reunião contou com a participação do dinamizador Marcelo Correa, da Secretaria de Estado de Cultura, que explicou a importância da existência de uma lei sobre o Plano Municipal de Cultura em Angra dos Reis. Foi ressaltada a importância de mapear, reconhecer e valorizar a cultura e a história da Ilha Grande. “As diretrizes ajudam a planejar e a definir as prioridades e estratégias de ação da Cultuar”, afirmou o diretor executivo da instituição, Marcelo Tavares.